31 de maio de 2009

Missões e Evangelismo - XIII

Evangelismo em Massa

Os métodos de ministrar a Palavra de Deus ao mundo são basicamente dois: evangelismo pessoal e evangelismo em massa.

O evangelismo em massa ocorre quando o evangelho é pregado a um grupo de pessoas, ou no templo, ou ao ar livre, praças, estádios. Com isto o evangelismo em massa não é somente as grandes cruzadas ou campanhas realizadas em lugares amplos, envolvendo a população de uma cidade, etc. Jesus pregou para as pessoas individualmente, mas também pregou para as multidões. Jesus deixou os métodos e a Igreja Primitiva usou-os eficazmente, vindo através dos séculos.

A evangelização em massa reapareceu há cerca de 200 anos atrás, através de João Wesley, George Whitefield. Na metade do século XVIII um grande mover do Espírito de Deus foi manifestado através do que foi denominado de “época dos acampamentos espirituais”. No século XIX, as reuniões debaixo de árvores tornaram-se populares. No século XX surgiram os nomes Campanhas ou Cruzadas Evangelísticas, centralizadas em igrejas locais, ou que abrangiam cidades inteiras.

Grandes pregadores marcaram a história da Igreja ao longo dos séculos. Dentre eles podemos destacar alguns:

Jônatas Goforth – Durante cinco meses (em 1896 na China) cerca de 25 mil homens e mulheres foram à sua casa para ouvir a pregação do evangelho. Em Kwangchow, durante quatro anos, o número de salvos aumentou de dois mil para oito mil membros. Em Shantung o avivamento foi tão grande que cerca de três mil membros foram acrescentados à igreja. Em Nanquim a multidão era de 1500 pessoas. “A massa de pessoas que desejava chegar ao estrado para confessar seus pecados foi tão grande que se tornou necessário construir outra escada... Subi de novo ao estrado às três horas da tarde para iniciar o segundo culto. Centenas de pessoas nesse momento começaram a vir à frente e por isso eu não podia pregar... Às nove horas da noite, seis horas depois de iniciar o culto, fui obrigado a me retirar e embarcar para Pequim onde os crentes me esperavam para outra série de cultos”.

Dwight Lyman Moody – O célebre ganhador de almas do século XIX. Moody ganhou cerca de 500 mil almas para Cristo. Foi numa das grandes campanhas feitas por Moody que cerca de cinco mil homens compareceram para acabar com os cultos. Os revoltados ocuparam todos os bancos. Moody pregou sobre o texto de Dt 32.31 (“A rocha deles não é como a nossa Rocha”) e deixou com eles para que julgassem quem tinha melhor alicerce sobre o qual podiam basear sua fé e esperança. Muitos começaram a chorar. No final da mensagem Moody convidou os homens para cantar. Todos cantaram. Nenhum deles se retirou. Em uma semana dois mil deles foram salvos.

Carlos Spurgeon – Chamado de “O Príncipe dos Pregadores”. Um dia foi chamado para pregar na Park Street Chapel, em Londres. O local era incoveniente para os cultos e o templo que tinha assentos para 1200 pessoas, era demasiado grande para os auditórios. Contudo havia um grupo de fiéis que nunca cessavam de rogar a Deus por um avivamento. Disse Spurgeon: “No início eu pregava somente para um punhado de ouvintes. Mas não me esqueço da insistência de suas orações... e o poder do Senhor nos sobrevinha. O templo se encheu de ouvintes e foram salvas dezenas de almas”. Ao mudarem de endereço os cultos eram muito concorridos chegando 12 mil pessoas dentro do templo e 10 mil pelo lado de fora. O maior auditório no qual pregou foi em Londres, em 1857, em 7 de outubro, quarta-feira, para mais de 23 mil pessoas. O cansaço foi tão grande após o culto, que fê-lo dormir até à sexta-feira seguinte pela manhã.

Billy Graham – “Considerado o maior evangelista do século XX, o pastor batista Billy Graham acaba de realizar uma Cruzada Evangelística no estado norte-americano do Texas. Afetado pelo mal de Parkinson, e com sua avançada idade, o pregador arrastou 255 mil pessoas que o ouviram falar durante três dias, um dos quais foi reservado a adolescentes e jovens. A diferença etária não foi impecilho, tanto que este foi o dia com o maior número de conversões. Além das campanhas evangelísticas, a conduta ética vivida por Graham e pelos integrantes de sua fundação chama atenção para esse ministério. Quando as arrecadações da Associação Evangelística Billy Graham, por exemplo, excedem a quantia necessária para pagar os missionários, o dinheiro é direcionado para missões locais” (notícia coletada).

Luiz Palau – Por ocasião das grandes transformações ocorridas na ex-União Soviética (nos anos 80), o que disse Luiz Palau, o grande evangelista argentino: “A glasnost tem permitido o evangelismo em massa. A Perestroika está permitindo a reestruturação de vidas. Não existe lugar no mundo onde o povo esteja tão faminto pelo evangelho como na Rússia”. Luiz Palau pregou para 40 mil soviéticos e destes 8.500 receberam a Jesus como Salvador (perestroika quer dizer reconstrução, glasnost quer dizer franqueza, transparência – que foram reformas políticas e econômicas liderada pelo presidente Mikhail Gorbachev).

Bertoldo Soares – Conhecido pastor gaúcho, que ainda está servindo ao Senhor, conduz por vários anos a Campanha Contudo Ainda Há Uma Esperança. Seu trabalho itinerante, marcado pela simplicidade, mas profundo no conhecimento bíblico, ao longo de muitos anos, resulta em muitas conversões e edificação de quem ama ouvi-lo. “Tive o prazer de desenhar as capinhas dos cassetes com mensagens e estudos para o Pastor Bertoldo” (I.R.).

Celso Lopes dos Santos – Conhecido missionário brasileiro dos anos 70, falecido em um acidente de avião no ano de 1981. Foi muito estimado pela Igreja no Brasil, por onde andou de norte a sul deste país, pregando a Palavra de Deus em cruzadas evangelísticas com sinais e curas, prodígios e maravilhas.

Fotos: Celso L. dos Santos e cartaz de Campanha (de uma igreja local).

24 comentários:

  1. celso lopes esteve na minha cidade arapoti pr eu vi com meus olhos cura ,libertaçao,surdos , cegos e mudos ,sendo libertado,percorreu o parana,onde eu pude ir eu fui.lembro dele ate hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala mais do ministério deste notável homem de Deus. Paz

      Excluir
    2. Leia a biografia do Missionário Celso Lopes em https://clubedeautores.com.br/livro/a-vida-extraordinaria-do-missionario-celso-lopes

      Excluir
    3. Homem humilde usado poderosamente nas mãos e Deus. Em três ocasiões realizou campanhas em minha cidade natal, Santa Maria RS e estive em todos os eventos. Nunca mais vi com meus olhos tamanha manifestação do poder de Deus.

      Excluir
  2. Os pregadores do evangelho de hoje são iguais jogadorês de futebol, não pregam mais por amor as almas, pregam pelo dinheiro, Onde se viu uma barbaridade dessas pedirem aos irmãos 5, 10, 15, 20 e até 50 mil reais para falar de Jesus, e ainda pedem para ficarem instalados em luxuosos hoteis, por isso são apenas falastrões e emocionalistas, de Espirito Santo não sei, temos que discernir se os espiritos vem de Deus. Acho que esqueceram daquela palavra de Jesus: de graça recebei de graça dai. Não sou contra ofertas, mas não milhionarias,eles esquecem que há irmãos que vivem com salario minimo, por isso que Deus não opera. Celso Lopes aprendeu a pregar com o Senhor Jesus, por isso o Senhor Jesus curava as pessoas, e me lembro que pedia somente oferta, e não cobrava para o coitado do pastor antecipar uma parte antes, aliás hoje é na base do contrato, nunca vi ter contrato na pregação do evangelho! è de lascar mesmo, pois hoje é Show gospel, Deus tenha misericórdia! Que O Senhor possa levantar novos Celsos Lopes neste século 21!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia a biografia do Missionário Celso Lopes em https://clubedeautores.com.br/livro/a-vida-extraordinaria-do-missionario-celso-lopes

      Excluir
  3. Meu pai na época levou uma vizinha nossa que era surda e muda onde esse homen de Deus estava pregando, ela foi curada na hora e a primeira palavra que ele mandou ela falar foi "papai".Hoje em dia esse pregadores querem só dinheiro e sucesso e pior ainda as veses até em pecado estão em cima do altar.Misericordia no dia do juízo...Que o Senhoe da Seara levante muitos Celso Lopes nessa ultima hora...Para Glória do nome de Jesus Cristo...Aleluias....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia a biografia do Missionário Celso Lopes em https://clubedeautores.com.br/livro/a-vida-extraordinaria-do-missionario-celso-lopes

      Excluir
  4. Conheci na sua última cruzada em Monte Dourado no Jari
    Lembro que houve curas e salvação

    ResponderExcluir
  5. culpa das igrejas, que comecam a bajular pregadores e esquecem quem faz a obra e o Senhor.

    ResponderExcluir
  6. Conheci pessoalmente O Missionario Celso Lopes em uma Cruzada Evangelistica na Cidade de Araranguá SC.
    Acompanhava o Miss.Celso Lopes Ademir Batista e Eliel Rosa,Cantores,milagres aconteciam de verdade.
    Pr.Rogerio da Silva Dois Corregos SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia a biografia do Missionário Celso Lopes em https://clubedeautores.com.br/livro/a-vida-extraordinaria-do-missionario-celso-lopes

      Excluir
  7. No ano de 1976 eu tinha quase 10 anos de idade e pude contemplar Deus usando o Missionário Celso Lopes dos Santos. Em Santo Amaro no bairro de Vila Remo em SP. Aconteceu uma cruzada Evangélica ali eu vi cego enxergar paralítico sair da cadeira de roda e andar, surdo ouvir. Sempre ele o cantor Eliel Rosa. Quando ele cantava "Eu levo a vida cantando e não adianta chorar ando com cristo, cristo comigo..." o sobrenatural acontecia. Isto nunca vou esquecer.

    ResponderExcluir
  8. Onde andam os verdadeiros servo de Jesús. Tive o privilégio de ler seus feitos através do Mensageiro da paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia a biografia do Missionário Celso Lopes em https://clubedeautores.com.br/livro/a-vida-extraordinaria-do-missionario-celso-lopes

      Excluir
  9. Ontem conversando com um amigo,fiquei sabendo que ele foi curado através da oração do missionário celso lopes,ele era cheio de verrugas nas pernas parecia tumor e tbm tinha problema na coluna, no outro dia caiu todas as verrugas e a dor saiu na hora da oração .... hoje ele tem 68 anos e sempre fala do missionario celso lopes...

    ResponderExcluir
  10. Se eSteve mss é o mesmo que eu conheci, ele realizou o meu batismo nas águas em junho de 1976 em sousas cidade vizinha de caminas assisti muitos cultos que ele realizou Deus curou e libertou muitas vidas

    ResponderExcluir
  11. Eu me lembro bem do missionário Celso Lopes dos Santos,apesar de ser bem pequeno,das campanhas com muitos Milagres e poder de Deus,eu e meus irmãos ,mInha mae,e meu pai, íamos em todos os cultos da cruzada de milagres,aqui na cidade de Santa Maria RS,porque muitas vezes o missionário esteve aqui,é os cantores,Ademir Batista,Eliel Rosa,Argeu e Sara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia a biografia do Missionário Celso Lopes em https://clubedeautores.com.br/livro/a-vida-extraordinaria-do-missionario-celso-lopes

      Excluir
  12. Minha mãe fala muito deste missionário, quando ele ia fazer campanhas na cidade de campinas-SP. Milagres, curas divinas. E quando ele acenava com o lenço, vidas eram libertas. Ela comenta que ele era solteiro,bem magro e muito usado por Deus. Diz que nunca viu Deus usar alguém como usava este homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia a biografia do Missionário Celso Lopes em https://clubedeautores.com.br/livro/a-vida-extraordinaria-do-missionario-celso-lopes

      Excluir
  13. Conheci em Viamão e porto Alegre grande servo de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia a biografia do Missionário Celso Lopes em https://clubedeautores.com.br/livro/a-vida-extraordinaria-do-missionario-celso-lopes

      Excluir