12 de maio de 2009

Missões e Evangelismo - I

O Evangelismo - Conceitos Colhidos

“Evangelismo é o conjunto de atos que se praticam na anunciação das boas-novas” (Temóteo R. de Oliveira). “Senhor, perdoa-nos, por olharmos para o mundo com os olhos secos”, Laubach. “A evangelização do mundo não depende do elevado número de obreiros, e sim, do brilho intenso de suas vidas, que ardem e se consomem no trabalho do Senhor”, Morenger. “O resultado real do evangelismo não é quantos entram no templo para adorar, mas quantos saem para servir”, Anderson. “Evangelizar é apresentar Cristo Jesus a homens pecaminosos a fim de que, mediante o poder do Espírito Santo possam aproximar-se de Deus, depositando nele a sua confiança, aceitando-o como seu Salvador e servindo-o como seu Rei, na comunhão da sua Igreja”, J. I. Parcker.


O Plano de Deus - Num determinado momento da eternidade, antes de criação de todas as coisas, um plano de salvação de pecadores foi o assunto que dominou o coração de Deus. Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, o Deus trino e eterno, concordaram com esse plano, que foi incluído entre os grandes planos. Cada coisa foi planejada. Cada detalhe da criação foi, com amor divino, colocado em pauta. Nada foi esquecido. Deus planejara o homem. Deus planejara a criação de um ser que deveria alegrar o Seu coração. Não havia homem antes. Ninguém existia, ninguém tinha consciência de uma existência que surgiria. Dentro dos projetos de Deus, haveria o plano de redenção para esse mesmo homem a ser criado.Deus sabia que haveria queda, destruição, morte. Deus sabia que a humanidade entraria em ruínas. Deus sabia que muitos sofreriam as conseqüências do pecado. Deus sabia. Incluiu, então, nos projetos a redenção.

O Plano Consistia - Em que o Pai enviaria o Filho ao mundo para redimi-lo, 1Jo 4.10; Is 53.12. Em que o Filho viria voluntariamente ao mundo para ganhar a salvação por sua obediência até à morte. “Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer”, Jo 17.4 (a oração de Jesus pelos seus discípulos). Tal obra foi a redenção do homem, pelos méritos de Jesus Cristo. Em que o Espírito Santo aplicaria a salvação aos pecadores, trazendo-lhes a graça salvadora, Jo 14.26; 15.26. O Pai e o Filho enviaram o Espírito Santo.

É Muito Importante - A evangelização não somente abrange alcançar os perdidos, mas também os crentes da Igreja, porque cabe a todos, salvos e perdidos, ouvirem o evangelho, Rm 15.29 (“E bem sei que, indo ter convosco, chegarei com a plenitude da bênção do evangelho de Cristo”). A bênção do evangelho de Cristo é a mensagem que edifica o crente, impulsionando-o a nunca desistir, mas prosseguir com fé, ousadia e coragem o caminho da salvação recebida. Na verdade, o crente deve, a cada dia, ter o prazer de alimentar a sua alma com a Palavra de Deus. Deve procurar, sempre, fortalecer-se espiritualmente. Na falta da Palavra, na falta da oração, na falta da comunhão com Deus, o crente tende a enfraquecer na fé e, por fim, desviar-se. O desvio do caminho é sinal de pouco interesse que ele tem para com as coisas de Deus.


Os irmãos primitivos mantinham um autêntico evangelismo, pleno em seu conteúdo, pleno em seu alcance. O evangelismo visava alcançar três classes de pessoas: Os não convertidos, Hb 4.2; Gl 3.22 e Rm 10.8. Os desviados, Jd 20-23. Os convertidos, para edificá-los na fé. O método era o ensino, o estudo bíblico. Os seguidores de Jesus eram conhecidos por discípulos. Os discípulos eram alunos que ouviam os ensinamentos. Jesus, em sua missão de anunciar a Palavra, 1º) ensinava; 2º) pregava e 3º) operava milagres, sinais, prodígios e maravilhas, Mt 9.35. Podemos observar que, no ministério de Jesus, o ensino sempre foi a parte mais enfática. O interesse de Jesus era que os seus ouvintes aprendessem os mistérios de Deus, os caminhos da salvação.

A base da evangelização está em Deus e não no homem. Dizer que evangelizar é igual a ganhar almas é desconhecer que a evangelização é um trabalho mútuo de equipe: o evangelizador e o Espírito Santo. Não é o homem que converte as pessoas. O homem pode até fazer com que as pessoas descubram que são pecadores e carentes da glória de Deus, mas é o Espírito Santo que realiza as conversões. O homem prega, o Espírito transforma o pecador. A natureza da evangelização é entrega das boas novas; é dar oportunidade às almas para elas decidirem os seus destinos.

Barreiras que Impedem o Evangelismo -
Pecados não confessados, falta de certeza da salvação, falta de preparo espiritual, medo (de não saber dar respostas, vergonha de compartilhar sua fé, pecados não confessados), falta de treinamento. (I. R.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário