26 de maio de 2009

Missões e Evangelismo - X

O Evangelismo Pessoal

Começou com Jesus, com a mulher samaritana junto ao poço de Jacó, Jo 4.7. Filipe exerceu, como vimos, o evangelismo pessoal, viajando ao lado do eunuco, etíope, na sua carruagem, At 8.29. É importante sabermos que o batismo em águas é o ponto final da evangelização. A partir disto o evangelismo pessoal passou a ser uma obra espiritual apreciável.

Uma análise de 1Ts 1.5-10 - O evangelho veio em palavras e em poder. Muitas vezes as palavras não bastam, em se tratando de palavras humanas e pouco das palavras bíblicas. Os sinais de Deus corroboram o poder e a verdade da Palavra. Por isso, é preciso também os sinais, sinais do poder divino. O evangelho foi pregado no Espírito Santo e em muita certeza. Paulo estava convicto da veracidade e relevância da mensagem pregada. No Espírito Santo, porque a verdade da Palavra, a convicção com que ela é pregada e o poder de impacto, tudo vem Dele. Uma pregação autêntica precisa da verdade, convicção e poder.

Recebendo o Evangelho – Os irmãos tessalonicenses receberam o evangelho abaixo de sofrimento e oposição. É porque Satanás odeia o evangelho e os que o anunciam. Mas a perseguição não arrefeceu a fé dos irmãos. Receberam a Palavra com alegria, inspirada pelo Espírito Santo. A alegria é uma virtude do Espírito Santo. Na verdadeira pregação a alegria dos que ouvem a Palavra é um fato. Há alegria no meio do povo de Deus, At 8.8,39 e entre os anjos de Deus, Lc 15.7,10.

Os convertidos seguiam o ensino e o exemplo dos apóstolos e de Cristo – “vós sois nossos imitadores e do Senhor”. Os imitadores agora são por sua vez imitados – “vós fostes exemplo para todos os crentes”. “Porque para vós soou a Palavra do Senhor”. A palavra soar quer dizer “som, estrondo, repicar de sinos, cítara, trombeta e outros barulhos”. O evangelho é comparado a esses sons. Soou o evangelho, e isto acontecerá até que Jesus volte. Quando acontecer o toque da última trombeta (o último som do evangelho), Jesus virá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário