4 de agosto de 2009

Ele Mudou Uma História Cristã

Cuba é um Estado comunista e com alguma liberdade religiosa. A Igreja Católica é de longe a maior denominação. E muito difícil registrar igrejas evangélicas e conseguir permissão para construir prédios. As igrejas domésticas são regulamentadas e não pode haver mais de uma igreja em uma distância de dois quilômetros.

Embora o assédio aos cristãos seja forte no país, a Igreja cubana continua crescendo. O regime político é capaz de dificultar a vida dos irmãos ao acesso de materiais como Bíblias, por exemplo, mas não é capaz de impedir o ministério e o amor existente no coração de homens como o pastor Pedro (nome fictício). Aos quase 50 anos, ele continua à frente da Liga Evangélica Cubana, igreja fundada em setembro de 1954, mas sob seus cuidados desde 1982. Seu desejo ficou conhecido no decorrer de seu ministério: Cuba para Cristo.

Renovação espiritual

No final dos anos 1980, a Igreja foi restaurada e renovada e muitas pessoas aceitaram Cristo como Salvador. Devido a esse crescimento e ao grande número de pessoas que se entregavam a cada culto, foi necessário iniciar estudos bíblicos nos lares. Na época, eram 50 grupos e hoje, existem mais de 600 somente em Havana.

Em 2007, o pastor Pedro conseguiu utilizar o grande ginásio na Praça da Revolução e contou com a presença de sete mil pessoas para a comemoração de aniversário da Liga Evangélica Cubana. O Comitê Central do Partido Comunista aceitou o convite e ocupou uma plataforma.

Mesmo com a proibição de "pregar", o Espirito Santo tomou conta e controle de tudo. Quando o pastor Pedro pegou o microfone, ele orou pelo povo, pela nação e pelas autoridades cubanas por cerca de 45 minutos. Não foi feito nenhum apelo, mas centenas de pessoas foram tocadas.

A meta continua sendo a da multiplicação: cada igreja plantando uma nova igreja; cada missão formando uma nova missão; cada célula, criando nova célula; cada membro dando vida a outro membro.

Agradecimento ao Corpo

O pastor Pedro foi, durante muitos anos, o contato da Portas Abertas Internacional com a Igreja cubana enquanto ela atuava na região. E ele agradece a todos da Igreja brasileira que se dispuseram a caminhar com ele: "Obrigado, Igreja brasileira e aos amados voluntários. Peço perdão em nome de nosso país por aqueles de vocês que foram presos, expulsos e perseguidos por causa da obra que realizaram. 'Eles não sabiam o que faziam'. Muitas dessas pessoas são convertidos hoje".

Devido as restrições que o governo impõe sobre compras e aquisições ao povo cubano, a Igreja sobrevive como pode, usando recursos muitas vezes levados pelos visitantes.

Os materiais cristãos estão sempre nas bagagens daqueles que querem encontrar o Corpo de Cristo, mas além disso, doações de objetos pessoais como roupas, material básico de higiene (sabonetes, pastas de dente) são enviados aos irmãos de Cuba.

(Portas Abertas, Vol 27, N° 8 - 2009 / Foto: Igreja Metodista em Cuba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário