29 de outubro de 2010

PETER CARTWRIGHT

Aqui está um pequeno episódio da vida de Peter Cartwright, contado por ele mesmo. Nos primeiros dias de seu ministério itinerante, nas matas virgens de Kentucky, havia uma taverna pertencente a um notório valentão. Sua repetida ostentação em voz alta era: “Nenhum pregador permanece aqui”. Cartwright estava cavalgando em seu circuito ali naquela vizinhança; havia ouvido a jactância, mas permaneceu firme no seu caminho. Notícias da aproximação do pregador foram levadas ao taverneiro, que saiu quando viu Cartwright aproximar-se. O valentão ordenou ao pregador que voltasse ou levaria uma surra. Peter Cartwright nunca gostou de “receber ordens” de ninguém, nem mesmo em seus últimos anos, dos bispos da Igreja Metodista Episcopal! Apeou do cavalo e a briga se desenrolou. Logo ele tinha o taverneiro no chão e esmurrava-o vigorosamente, enquanto cantava: “saudai o nome de Jesus”. Fez o valentão prometer nunca mais interferir com os pregadores; mas Peter teve que cantar três estrofes até o homem concordar!

Isso, certamente, não estava de acordo com a Disciplina Metodista, ou com qualquer etiqueta ortodoxa eclesiástica; mas estava de acordo com a natureza do homem e com a vida de uma fronteira selvagem.

Tal incidente, que se multiplicou muitas vezes na própria autobiografia de Cartwright, e centenas de vezes nas lendas que se formaram sobre ele, indica um aspecto da admirável carreira e personalidade do homem. Ele se projeta como um homem de lendário vigor físico, rápida adaptabilidade a todas as condições de vida, agudeza de espírito e admirável poder de voz pungente e uma devoção firme ao evangelho e à Igreja. Ele era o único – não tirado de um molde – uma demonstração da verdade que “Deus cumpre suas promessas de muitas maneiras”, para que um bom costume (ou um só tipo de pregador) não corrompa o mundo.

Peter Cartwright cresceu em Kentucky, quando esse Estado ainda era “terra escura e sangrenta”. Serviu toda a vida, desde o começo, como pregador itinerante, em Kentucky, com a idade de dezoito anos, até a morte, em 1872, 69 anos de prodigioso trabalho, nos estados de Kentucky, Indiana e Illinois. Por vinte anos foi itinerante e por cinqüenta superintendente distrital. A riqueza da história de seu espírito, seu poder ao tratar com homens violentos, não devem obscurecer a lembrança de sua sabedoria, sólido senso e dedicação religiosa, assim como o conhecimento do senso de humor possuído pelo grande amigo de Cartwright, Abrahão Lincoln, não deve obscurecer a apreciação de sua grandeza moral.

Aqui está uma descrição contemporânea de Cartwright, com um pouco de imaginação: “Sua boca e olhos, tanto quanto a radiante graça da parte superior de suas faces, falam de uma natureza bondosa e sociável. Sua cabeça é grande e firmemente sustentada entre amplos e compactos ombros. Sua testa é larga e encimada por uma emaranhada massa de cabelo cinzento férreo. Seus olhos são intensamente profundos em cor e brilham como fogo, sob as felpudas sobrancelhas, e nos cantos dos olhos ostenta profundas rugas. Sua pele nunca clara, é bastante queimada pelo sol.

Aqui está o homem em ação aos setenta anos: “cavalgou 70 quilômetros sob chuva, pregou a muitas congregações, recebeu, para as despesas, 15 centavos de dólar e para as refeições doze grandes maçãs.”

Ele chamava a si mesmo “o lavrador de Deus”. A lâmina do seu arado penetrou profundamente na vida da nação e das igrejas.

E, havendo posto a mão ao arado, nunca olhou para trás.

Do Livro "Linha de Esplendor Sem Fim"

Via: http://teologiamakarios.blogspot.com

3 comentários:

  1. Caro Isac, excelente mensagem. Certamente este Peter C. serviu a Deus com integridade e retidão, servindo de inspiração para os de hoje.

    Att.
    http://wwwteologiavivaeeficaz.blogspot.com/

    Profº Netto, F.A.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia irmao Isac, passei para lhe desejar um bom fim de semana. Um abraço para toda familia.

    ResponderExcluir
  3. A Paz do SENHOR, é muito bom conhecer mais um membro da Família de JESUS CRISTO na terra, Eu tenho me esforçado em ser a cada dia um SERVO fiel no REINO DE DEUS, quando o ESPÍRITO SANTO do SENHOR encontra um coração disposto a obedecer o mais sublime dos mandamentos do nosso SENHOR, "Amai o próximo como a ti mesmo" ele nos ajuda, nos sustenta e nos dá direção para suportarmos os momentos de angústia.
    Minha mensagem para você É:
    “Em todo o tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão."


    “Que a PAZ do nosso SENHOR JESUS CRISTO, esteja em seu coração”

    ResponderExcluir