10 de setembro de 2010

O MISSIONÁRIO E A SOLIDÃO

" ...porque era ele único, quando eu o chamei", Is 51.2.

Sempre que Deus requer de alguém que faça algo grande, envia-o a um refúgio solitário. Chama-o para que vá sozinho. Quão solitários andavam os profetas de Israel! João Batista estava só em meio a uma multidão.

Paulo teve que dizer: "todos me abandonaram". E quem esteve mais só que nosso Senhor Jesus Cristo?

Há um mistério no coração humano: ainda que estejamos rodeados por um exército de pessoas que nos amam, e cujo amor correspondemos, há momentos em que cada um de nós passa pela sensação de absoluta solidão. O amigo mais apreciado é alheio ao nosso gozo, e não pode compreender nossa amargura. "Ninguém realmente pode entender o que acontece nos meus sentimentos" é o clamor que eleva cada um em seu tempo, quando anda solitário. Não importa qual seja nossa sorte, cada coração, profundo mistério, deve viver sua vida interior em solidão.

E, sabe qual é a razão? É porque o Senhor deseja nosso amor: deseja ocupar o primeiro lugar em cada coração. Por isso, guarda para si a chave secreta, para abrir todos os corações e abençoar com perfeita compaixão e santa paz ao coração solitário que chama por Ele. Por isso, quando sentires solidão, Jesus por certo dirá: "Venha a mim". Cada vez que fores incompreendido, Sua voz chama, porque somente Cristo pode dar satisfação à alma. Aqueles que caminham com Ele jamais vivem em solidão.

É nesse momento que Deus se revela aos seus filhos de forma gloriosa. Foi no exílio solitário que Jacó viu a Deus em Betel; que Moisés viu a Deus na sarça ardente; que Elias ouviu Sua voz de um suave silêncio; que Ezequiel viu a semelhança da Glória do Senhor, às margens do rio Quebar; que Daniel viu o Ancião de dias; e que João viu a Cristo em toda sua glória.

"As vitórias de Deus não são as multidões que ganham. O homem que se atreve a ir onde outros retrocedem, se encontrará só, mas verá a Glória de Deus" - Gordon Watt.

(Pr. Joel Lucas Corrêa - Revista Boas Novas)

5 comentários:

  1. Paz do Senhor seja contigo irmão Isac,

    belas palavras, só que relmente é ou pelo menos tem o conhecimento de missões sabe a solidão que passamos, porém existe um lá em cima que vela por nós, Jesus Cristo.

    Fique na paz.

    ResponderExcluir
  2. A solidão do missionário acontece mesmo quando é casado, pois esquece que sua esposa está ali, junto. O casal precisa cultivar o companheirismo e o outro precisa saber: Ei, estou aqui contigo, estou do teu lado para o que vier! O missionário precisa ter pessoas amigas, ou um parente a quem possa falar sem medo. Roguemos a Deus para que os missionários encontrem ouvidos pacientes e atentos!

    ResponderExcluir
  3. Bem sei pois tenho sentido na pele,isolada,sozinha,afastada de tudo e de todos,costumo dizer que Deus em colocou enterrada viva e não tenho mais vida,vegeto,sem direção,sem mais sentido,nada tem maIS GRAÇA,EM LUGAR ALGUM ME SINTO VIVA,NADA ME FAZ FELIZ,ME SINTO COMO UM PEIXE FORA DAGUA.

    ResponderExcluir
  4. Paz irmãos, eu tenho chamado missionário para as nações e ainda não chegou mas já estou morando longe dos meus pais e sei que nunca mais vou voltar. Estou fazendo faculdade longe e é como se eu ja estivesse no campo missionário. Ele não me abandonou em nenhum momento, so eu sei o tanto que já sofri mas fazer sua vontade é a minha comida, e Sua presença e minha recompensa. Eu o amo muito, faria muito mais se pudesse.

    ResponderExcluir
  5. Eu fui chamada a ser missionária e vivo só em meio a mutidao.
    Sou casada mas não me sinto casada meu marido é alheio a mim. E confesso que é muito sofrido. As vezes tenho vontade de largar tudo e sair sem destino vivendo na minha contrária.

    ResponderExcluir