23 de abril de 2010

MISSIONARIO LAWRENSE OLSON: 100 ANOS E UM LEGADO

Se estivesse vivo hoje, o missionário Nels Lawrence Olson (mais conhecido no Brasil como "Lourenço" Olson), uma das grandes referências teológicas da Assembleia de Deus brasileira, estaria com 100 anos. Olson dedicou a sua vida à pregação e ao ensino da Palavra de Deus em nosso país, deixando um legado que perdura até hoje.

Nascido em 9 de fevereiro de 1910, nos EUA, a caminhada de Olson com Deus começou aos 11 anos, quando os pentecostais abriram um trabalho em Kenoscha, Wisconsin. Sua família foi a primeira a aceitar o pentecostes naquela cidade. Foi num domingo à tarde que o pequeno Lawrence, filho do casal, aceitou Jesus como seu Salvador. Dois anos depois, foi batizado no Lago de Michigan. Aos 16 anos, recebeu o batismo no Espírito Santo durante um culto de oração.

Lawrence Olson recebeu sua chamada missionária para o Brasil na década de 30. Matriculou-se, então, no Central Bible College, em Springfield, Missouri. Antes de vir ao Brasil, pastoreou a igreja de Applenton e fundou outra em Portage. Finalmente, em 7 de setembro de 1938, aportou em solo brasileiro, acompanhado de sua esposa Alice e seus dois filhos, Lawrence Jr. e Carolyn.

Depois de passar um ano em Belo Horizonte aprendendo o idioma, mudou-se para Lavras, onde já se encontrava o irmão Hilário José Ferreira. Juntos, evangelizaram aquela cidade durante anos. Ali, Olson abriu trabalhos em São João Del Rei, Ribeirão Vermelho, Perdões, Cana Verde, Américos, Nepomuceno, Andrelândia, Campo Belo, Boa Esperança e outras localidades. Para atingir essas regiões, viajava de trem, carro, bicicleta ou a pé.

Em 1947, Olson trabalhou em Araraquara. Dali foi para o Rio de Janeiro, atendendo a um convite para ajudar na reorganização da CPAD, onde permaneceu por um ano, montando máquinas impressoras que vinham dos Estados Unidos. Em 1949, voltou a Lavras, onde desempenhou eficiente trabalho evangelístico e iniciou uma Escola Bíblica, que trouxe tremendos resultados

Em 1947, Olson fundou seu programa na Rádio Cultura de Lavras. Em 1955, essa atividade evoluiu bastante. No primeiro domingo de janeiro, foi lançado o célebre programa Voz das Assembleias de Deus, na Rádio Tamoio. Muitas vidas foram salvas por esse programa, que passou também pelas rádios Mayrink Veiga, Tupi, Relógio, Copacabana, Boas Novas e Universo de Curitiba.

Em 1961, fundou o Instituto Bíblico Pentecostal (IBP), no Rio de Janeiro. Foi articulista do jornal Mensageiro da Paz e da revista Seara por muitos anos. A partir de 1953, começou a fazer comentários para as revistas da Escola Dominical, tarefa interrompida 30 anos depois, devido ao seu estado de saúde. Exerceu cargos de importância no Conselho de Doutrina da CCADB e no Conselho da CPAD, do qual era fundador e membro vitalício.

Em 1989, após meio século de dedicação à obra no Brasil, Lawrence e Alice, ambos com 80 anos de idade, regressaram aos Estados Unidos. No dia 30 de março de 1993, pastor Nels Lawrence Olson faleceu nos Estados Unidos. Seu corpo foi sepultado em Springfield.

Missionário Olson sempre será lembrado, principalmente pelo seu ensino, ora transmitido pelas rádios, ora dos púlpitos onde pregou. Essas mensagens ficaram e ficarão indelevelmente gravadas em milhares de corações.

(Mensageiro da Paz, março de 2010 - opinião)

4 comentários:

  1. Muito boa a lembrança desse ilustre missionário e pioneiro do ensino teológico, o seu livro e mapa através dos séculos até hoje é usado na aula da EBD/seminários.

    ResponderExcluir
  2. Homem de Deus!
    Li os livros, Plano Divino Através dos Séculos e Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, maravilhosos!
    Lawrence Olson foi um grande ganhador de almas, muito usado por Deus!
    Gostaria de conhecer outros como ele!
    Conheci pessoalmente sua digníssima esposa, Missionária Alice Olson, em um culto na cidade de São João Del Rei- MG, grande serva de Deus!
    Ouvi mensagens radiofônicas que guardo até hoje!
    O Senhor Deus, o todo poderoso, que verdadeiramente nos ama, deu ao Brasil o privilégio de ter um grande homem, com uma grande mensagem em nosso meio!
    Glória ao Deus Pai, ao Senhor Jesus Cristo e ao Santo Espírito, pela vida e obra dos Missionários Lawrence Olson e Alice Olson!

    ResponderExcluir
  3. Lembro-me e sinto saudades de quando o pr Lawrence O. pregava na Radio Relogio nos domingos às 22 hs programa Voz das Assemleias de Deus.A introduçao era feita por um irmão jornalista da Radio Nacional/RJ que dizia com aquele vozerão: "Sobe aos ceus do Brasil, e desce ao seu receptor, o programa Voz das Assembleias de Deus......Tenho guardado no meu coraçao seus ensinamentos para gloria de Deus,que Deus levante outros vasos com foi pr Lawrence O.Adão Hubner Lopes.ahubnerlopes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de ouvir a linda mensagem as duas familia.pode me ajudar?

    ResponderExcluir