22 de junho de 2009

Missões Hoje

(Condensado do artigo "Missões 2009, a busca por novos caminhos" da revista Seara 27, 2008).

Vivemos num mundo de pós modernidade filosófica e econômica onde a globalização é o pêndulo da balança. Sob o aspecto missionário, quais os maiores desafios e quais as fronteiras que precisamos transpor? Que ferramentas usar para alcançar nossos objetivos? Precisamos da inspiração de Deus para traçar nossa caminhada no meio de uma civilização incrédula, violenta, cuja moralidade relativa está levando o indivíduo ao caos e a sociedade à decadência. Para uns o mundo se divide entre ricos e pobres, para outros entre islamismo e outras religiões e para outros em blocos econômicos. Nessas esferas a Igreja tem missionários que levam uma mensagem contradizente aos postulados da filosofia moderna. Hoje, qual a realidade espiritual de nosso mundo? Há uma crise da razão e uma busca por novos caminhos. A procura por novas respostas é acentuada. Quais são as características gerais do mundo em 2009?

1. O crescimento das cidades - metade dos pobres do mundo mora em cidades. Os centros urbanos mundiais ganham diariamente 133.600 novos moradores não cristãos. Este fato ocorre também nos paises da África e Ásia. A seca, a fome, catástrofes, guerras e situaçõe políticas adversas são as causas mais fortes. Nas cidades em desenvolvimento os pobres formam um anel ao redor do núcleo urbano. Patrick Johnstone, autor do livro "Intercessão Mundial" diz que os pobres das cidades são as pessoas do mundo mais receptivas ao Evangelho, e ao mesmo tempo as menos evangelizadas. Chega-se ao ponto de a maioria dos missionárias realizarem missões urbanas.

2. As línguas - O chinês é a língua mais falada do mundo, vindo depois o inglês, o espanhol, o hindu-urdu, o árabe e o alemão. No mundo há 6.809 línguas. A Bíblia já foi traduzida para os grande troncos linguísticos. Noventa por cento dos habitantes da terra tem pelo menos alguma coisa da Bíblia traduzida para a língua que elas falam ou entendem. Sob a ótica de linguas faladas no mundo, 60% não tem menhuma parte da Bíblia traduzida.

3. As religiões - O número de religiões novas cresce a cada ano. Existem 19 religiões principais no mundo. Elas possuem 270 sub-divisões. Com os pequenos agrupamentos o número passa de 10 mil religiões. O Cristianismo, no século XX, cresceu muito na Áfria, Ásia e América Latina; decresceu na Europa, estagnou-se na América do Norte e no Pacífico. Essa tendência continua. Quarenta anos atrás a maioria dos cristãos vivia na Europa e na América do Norte. Hoje esse quadro se inverteu.

4. Os países - A maioria dos não alcançaos vive em países que não dão visto missionário. De acordo com a ONU, há 191 países diferentes e mais de 20 países ou territórios não independentes. A maioria dos não alcançados pelo Evangelho vive em países pobres, em países onde não dão visto missionário, países que são dominados por religiões hostis ao Evangellho. Nos países onde há perseguição e sofrimento, a Igreja tem crescido muito.

5. Os povos - Um país é uma entidade política com seu governo e território. Um povo é um grupo etno-linguístico dentro de um país. Cada país do mundo, com raras excessões, tem dentro de seu território vários povos, que talvez nem falem a língua oficial do país. Há 12 mil povos no mundo. Há 3.500 povos em que a maioria tem pouca chance de ouvir o Evangelho. Desses, já há cristãos trabalhando em 2.500. No Paquistão, por exemplo, há diferentes povos com suas próprias línguas, costumes, roupas e comidas típicas. Um só missionário seria suficiente para alcançar o Paquistão com o Evangelho? A grande maioria dos povos não evangelizados se encontra na chamada Janela 10-40. No Brasil, no entanto, encontramos 257 tribos indígenas; 103 (40%) não tem presença missionária evangélica.

6. As pessoas - Em número já somos 6 bilhões e meio. No ano 2015 seremos 7 bilhões. Somente 33% das pessoas do mundo se dizem cristãs. 27% do mundo ainda não ouviu o Evangelho; 40% já ouviu sem dar resposta ao convite de Cristo. O Novo Testamento já foi passado para a língua de 94% das pessoas do mundo e as rádios evangélicas tem hoje a capacidade de cobrir 99% das pessoas do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário