9 de setembro de 2019

10 coisas que todo missionário ama


Hosana Seiffert e Anita Ribeiro

Fizemos uma rápida pesquisa para descobrir 10 coisas que os missionários amam. As respostas revelam um pouco do perfil da maioria dos missionários. Em geral, são pessoas desprendidas, altruistas, aventureiras, interessadas em outras culturas e com facilidade de adaptação.

Imagina morar em uma aldeia distante de um país remoto. Sem igreja, sem shopping, sem televisão. Com internet poucas horas por dia. Sem velhos amigos, sem festas de família, nem aniversário dos primos. Sem arroz com feijão, bife e batata frita… O que para muitos seria um fardo impossível de suportar, para um vocacionado é algo bem próximo à realidade, principalmente se ele estiver em um campo transcultural.

O que o faz se submeter a circunstâncias tão árduas? O que faz um missionário feliz?

Veja 10 coisas que todo missionário ama:

10) “Ganhar chocolate, café, farinha, queijo de minas…”

Ou seja, coisas do Brasil que não tem no campo transcultural. Afinal, saudade de casa faz parte da rotina missionária.

9) “Ouvir alguém falando português”

Chega uma hora que o “se nevasse aqui havia ski?” ou “o A tem som de U?” cansa, e o que o ouvido mais quer é nossa língua materna.

8) “Alguém mandar mensagem no meio do dia (ou da noite) dizendo que está orando por mim!”

 
E quem não gosta de ser lembrado em oração? É cada experiência que Deus fala…

7) “Me sentir parte do povo”

Para isso serve todo o preparo pré-campo, toda a imersão cultural, o aprendizado da língua, e demais esforços do missionário em se contextualizar. E, finalmente, falar como Paulo: "Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele", 1Co 9.19-23.

6) “Receber visita de equipes de viagens de curta duração”

Quem não ama compartilhar com a família e com os amigos suas lutas e conquistas? Ainda por cima receber ajuda para reduzir o peso do trabalho? Especialmente quando essa tropa chega com presentes, abraços, forças renovadas e muita disposição para o trabalho!

5) “Sinal de internet funcionando”

Se você, que tá em casa, gosta do seu sinal de internet, imagina o missionário lá longe que quer notícias da família; ou precisa enviar o informativo para o conselho de missões; ou simplesmente avisar que o conflito aconteceu longe da casa dele e está tudo bem? Internet funcionando é coisa linda de Deus!

4) “Retorno dos intercessores e amigos quando leem os relatórios que envio”

Ninguém merece aquela pessoa que visualiza, mas não responde, né?! Depois de horas preparando aquele informativo maneiro, cheio de fotos e novidades do campo, repleto de desafios e pedidos de oração, e a pessoa nem dá um retorno? Poxa… responde o missionário, irmão…

3) “Receber notícias dos amigos”

Após o missionário ir para o campo, algumas pessoas pensam que ele não está mais interessado na vida dos seus amigos. Nada mais longe da verdade. Quando um amigo conta as últimas novidades, ou fica horas no Skype conversando fiado e dando risada, ou simplesmente manda aquele meme maneiro, faz um bem imenso.

2) “Conhecer novas pessoas, lugares e culturas”

Isso deve ter a ver com o profundo desejo de ver o cumprimento da profecia de João: "Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas. E clamavam em alta voz: A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro”, Ap 7.9,10.

1)  “Fazer a vontade de Deus.”

Em primeiro lugar, disparado, está “fazer a vontade de Deus” ou “viver no centro da vontade de Deus”. Parece mesmo que a obediência em amor é o que move uma vocação missionária. Como disse o apóstolo Paulo, "o meu objetivo é satisfazer àquele que me arregimentou". Como você pode ver, o que faz um missionário feliz são coisas simples. Quem sabe você pode começar a se envolver enviando uma mensagem, depois prestando atenção aos boletins que ele manda (e dando retorno) e quem sabe um dia, se dispõe a ir numa viagem missionária de curta duração? Ah! E quando isso acontecer, não esqueça de levar chocolate, café, farinha e queijo de minas!

Fonte https://amide.org.br/blog/10-coisas-que-todo-missionario-ama/

Nenhum comentário:

Postar um comentário