24 de setembro de 2013

Nepal: O legado de um cristão

Quando um irmão cristão, que chamaremos de “Lalib”, morreu na primavera passada em uma cidade do Nepal, era importante para sua família que seu corpo fosse enterrado. Para os cristãos nepaleses, o enterro não é somente uma maneira de se desfazer de um corpo, mas também um “Ebenezer” (I Sm 7:12). Um marco permanente da fé de uma pessoa e fidelidade a Deus. Mas no Nepal, onde 75% das pessoas são hindus, a cremação é o ritual esperado. A morte, juntamente com o nascimento e o casamento, é um dos três ritos significativos para essa cultura.

Cerca de 30 mil pessoas vivem na cidade da família de Lalib, mas há apenas cinco famílias cristãs. Quando Lalib morreu, radicais hindus tentaram levar o corpo para a cremação a fim de apagar seu testemunho como cristão. A cremação seria prova de que Lalib, na sua morte, havia retornado ao hinduísmo. Por outro lado, um túmulo seria um testemunho permanente de que esse homem tinha morrido como cristão.

A família de Lalib estava preparando o funeral na casa do pastor de sua igreja, o pastor “Sabal”. De repente, eles ouviram gritos do lado de fora. Uma grande multidão hindu se reuniu, gritando ameaças e exigindo o corpo a fim de realizar a cremação.

Sabal disse aos hindus que Lalib era cristão, e que sua família queria um funeral cristão. A multidão ficou furiosa, agarrando Sabal e dois outros cristãos, batendo neles com pedaços de paus e punhos cerrados. Os cristãos tentaram fugir em suas bicicletas, mas a multidão continuou a atacar.

Os familiares do morto encontraram refúgio na casa de “Bima”, uma viúva que lhes acolheu, apesar da multidão enfurecida a persegui-los. Por que ela iria atrair a perseguição para sua casa por abrigar os cristãos? “Eu sou serva do Senhor. Não temerei, porque Ele está conosco. Eu pensei que algumas dessas pessoas poderiam trazer problemas para mim, mas eu tenho que ser forte,” concluiu.

A multidão de hindus ficou enfurecida. Nisso, alguns cristãos vieram ao socorro do pastor em motos e conseguiram tirá-lo do meio do povo. O pastor Sabal ficou bastante ferido e foi examinado pelos médicos da VdM – Medical. Por uma semana ele não conseguiu dormir direito.

Esse é um legado que nossos irmãos perseguidos no Nepal estão deixando para a eternidade. E você, que legado está deixando?

Link
http://www.vozdosmartires.com.br/nepal-legado-de-um-crista/


21 de março de 2013 – a voz dos martires

Nenhum comentário:

Postar um comentário