20 de agosto de 2010

JOVEM COPISTA

Estudante mineira é uma das pessoas mais novas do mundo a copiar à mão a Bíblia completa

Um exemplo de fé, disciplina, determinaçao e perseverança. Tudo isso vindo de uma estudante de apenas 14 anos, moradora de Itajubá (MG). O feito dela foi conquistado por pouquíssimos cristãos. A adolescente Juliana Vilela Pereira é uma das mais jovens pessoas no mundo a copiar sozinha, à mão, a Bíblia completa. Um esforço que levou dez meses para ser concluído: de fevereiro a dezembro de 2009.

A Bíblia manuscrita feita pela garota mineira consumiu 28 canetas esferográficas, 16 blocos de fichário e 3.223 folhas. Para cumprir seu objetivo em menos de um ano, ela transcrevia o texto sagrado seis vezes por semana, numa média de cinco horas e quatro capítulos bíblicos por dia. O intervalo de descanso era de apenas 15 minutos, só para alongar as mãos e os braços. Ao final, os 66 livros das Escrituras foram divididos em seis volumes copiados. "Quando copiei as últimas letras da Bíblia, foi uma satisfação muito grande. Senti uma alegria inexplicável. Será uma recordação para a vida inteira", relata Juliana.

Sua motivação para transcrever as Escrituras na íntegra vem da infância. Aos nove anos, ela teve seu primeiro contato com a Bíblia e, desde então, passou a gostar das historinhas bíblicas infantis. Os livrinhos de Davi e Golias, Sansão e Dalila, Arca de Noé e o Nascimento de Jesus foram os primeiros a serem copiados. Depois, aos 12 anos, Juliana leu o Novo Testamento, o que a inspirou a copiar um livro de 300 páginas sobre o Apocalipse. "Como sempre gostei muito de ler e escrever, copiava a Bíblia como forma de entender mais o texto de Deus", conta.

A família sempre a apoiou na longa jornada, embora às vezes duvidasse da conclusão de seu propósito. "Conforme eu copiava, meus pais incentivavam com palavras de ânimo. Mas muitos parentes duvidavam. Eu sempre acreditei que conseguiria, pois foi Deus que colocou esse desafio no meu coração", emociona-se.

Os cadernos onde Juliana registrou todo o conteúdo bíblico ficarão guardados em sua casa. Mas, pelo fato histórico, a adolescente recebeu homenagens e até diploma de reconhecimento da igreja que frequenta em sua cidade. Um resumo com as etapas de seu árduo trabalho foi até divulgado no YouTube, o site de compartilhamento de vídeos.

Ao mesmo tempo, a estudante virou palestrante bastante requisitada para narrar sua experiência nas escolas locais. Ela busca incentivar mais jovens a ler e copiar a Bíblia. "Deus me abriu portas para falar dele com pessoas que eu nem conhecia. E os alunos ficam admirados quando falo que li e copiei toda a Bíblia."

(A Bíblia no Brasil, 228 - Julho a Setembro de 2010 - Sociedade Bíblica do Brasil)

2 comentários:

  1. Gostei desse desafio,Essa menina está de parabéns! amo ler a palavra de Deus, tenho o mesmo desejo,sô que maior, vou conseguir dijitar e copiar a mão toda a Biblia! o senhor me ajude. Vou contar um sonho que tive, sonhei que nas margem de um lago aparecia dois homens vestidos de branco, um deles estava com minha Biblia na mão, ele me deu a Bblia e me disse continue lendo e marcando, depois me deu uma veste branca e me disse veste! Achei lindo aquele sonho, Eu amo ler e marcar minhas Biblias!

    ResponderExcluir
  2. Glórias a Deus !! Também amooo ler a Bíblia, é a leitura em que mais me dar prazer. Já estou no 2º ano em que leio a Bíblia toda. É muito maravilhoso é totalmente diferente em ler um livro qualquer a Bíblia TEM VIRTUDE E ELA SE RENOVA DE DIA EM DIA. E ela é inspiração DIVINA e é nela em que sabemos o que Deus tem para falar conosco.Considere a Bíblia como uma carta de amor, com Palavras do Senhor para nós.

    www.blogevangelicomaranata.blogspot.com

    ResponderExcluir