20 de novembro de 2009

ANTIOQUIA: DA MITOLOGIA GREGA AO CRISTIANISMO

A igreja tem papel fundamental na construção de uma sociedade moralista, sendo ela o freio da sociedade. O principal objetivo do evangelho foi, e sempre será a salvação de almas, e esta responsabilidade cabe a cada cristão pertencente ao corpo de Cristo. Para o escritor norte-americano Steven Lawson, a igreja do Senhor é o agente de mudança em qualquer ser humano e cultura. Por isso, quando o imperador Nero decretava a morte de cristãos que serviam de esporte em arenas, sabia ele da influência que a pregação do evangelho causava sobre a vida dos cidadãos romanos.

Na cidade de Antioquia da Síria a igreja do Senhor mudou a identificação dada à terceira cidade do império romano, pois a nove quilômetros do centro da cidade, havia um vale chamado de Dafnis. O nome é proveniente de uma lenda da mitologia grega que dizia o lugar ter sido habitação da deusa Diana, a deusa da caça, e com ela algumas ninfas visitavam o local. Certa vez, seu irmão Apolo visitou-a, e lá encontrou uma moça de nome Dafnis. A ninfa fugiu de Apolo que a perseguiu ao ponto de pedir socorro à sua mãe, Terra, que a transformou em um loureiro, dessa maneira o loureiro tornou-se sagrado por Apolo, e o vale de Dafnis passou a ser frequentado e conhecido como um lugar de imoralidades. Tanto era sua influência que Antioquia também era chamada de - Antioquia de Dafnis.

A cidade era famosa pelas práticas perniciosas, imorais, frívolas realizadas juntamente ao vale, mas quando o evangelho começou a ser pregado e, Barnabé, juntamente com irmãos, que haviam se convertido através dos apóstolos em Jerusalém, instituíram a primeira igreja missionária da história do cristianismo. Dezesseis cidades tinham o nome de Antioquia, pois Seleuco Nicator, que era o general preferido de Alexandre, o Grande, a cada batalha vencida, como costume da época, era erigida uma cidade, e esta recebera o nome de Antioquia da Síria. O contexto era totalmente desfavorável para instituição de uma sociedade cristã fundamentada em conceitos, regimentos, normas morais e físicas, mas naquele lugar o trabalho missionário desenvolveu-se de maneira espantosa, pois o lugar que está em trevas impacta-se ao conhecer a luz, e a luz do cristianismo que é Cristo transformou a vida de diversos cidadãos antioquianos.

Num lugar de imorais sexuais, numa terra de promiscuidades, dentre tantos pecados, Antioquia não seria mais conhecida por suas debilidades, mas por marcar a história do evangelho, pois lá começamos a ser chamados de Cristãos.

Calebe Ibaldo Moreno (gideoes.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário