16 de setembro de 2009

QUEM PODE SER MISSIONÁRIO

O texto abaixo foi extraído do site www.jmm.org.br

Os missionários através da JMM (Junta Mundial de MIssões) são pessoas a quem Deus vocaciona para uma missão especial de evangelizar. São homens e mulheres qualificados espiritual, física, intelectual e emocionalmente, que serão treinados para evangelizar fora do Brasil. Para ser enviado a um campo de Missões Mundiais, o missionário que vai trabalhar em outra cultura passa por um processo de seleção e treinamento, que o qualifica para enfrentar uma realidade diferente em outro país. Ele se apresenta à Junta e, após uma série de exames e entrevistas, se aprovado, deve levantar seu sustento financeiro junto às igrejas da CBB para ser enviado a um campo missionário.

O missionário que vai trabalhar em outra cultura precisa estar preparado para atuar em diversos ministérios. Além de evangelizar, discipular, implantar igrejas, ensinar em seminários, visitar lares, ele faz capelania em hospitais e presídios, presta atendimento médico, odontológico e de enfermagem, realiza multi-ministério e ensina em escolas. O propósito é o surgimento de igrejas fortes, que se sustentem e se propaguem na comunidade, na cidade, no país e no mundo. Ele utilizará várias estratégias para estar em contato com o povo através das seguintes áreas:

Educacional - O trabalho de educação básica é uma das estratégias que o missionário utiliza para, além de evangelizar, ajudar o povo a melhorar suas condições de vida. Em países como Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde, o trabalho educacional é uma oportunidade de tirar as crianças da rua e oferecer-lhes uma nova maneira de viver.

Saúde - A vida tem sido desperdiçada em muitos países por falta de atendimento médico. Missionários preparados na área acumulam funções de médico, enfermeiro e dentista no socorro ao povo. Fazem consultas, oferecem remédios e ministram tratamentos em caso de doenças mais sérias. Para crianças desnutridas e gestantes é feito um trabalho nutricional. Quando a dor profunda é no coração, o trabalho de capelania é ministrado pelos missionários em hospitais, presídios e igrejas, levando alívio e esperança aos que sofrem.

Social - O trabalho de assistência social, realizado em campos da África e América Latina, é um dos mais empolgantes. De acordo com uma visão ampla e integral, os missionários têm dirigido projetos em comunidades carentes, com atendimento médico e um trabalho nutricional feito com gestantes e crianças. Especial atenção é dada ao cuidado do corpo marcado pelas muitas guerras, com atendimento a mutilados, doentes e órfãos; ensino de fabricação de sapatos, muletas, roupas e distribuição de alimentos. A assistência social à comunidade é também dada através de serviços de creche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário