Entrevista com o Pr. Elizeu Garcia Martins, diretor executivo da EMAD
Fazer missões sempre foi o grande desafio da Igreja do Senhor Jesus. Com o objetivo de oferecer às igrejas preparo específico aos seus obreiros que sentem-se vocacionados para servir na obra missionária, a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) criou, em 1989, a Escola de Missões das Assembleias de Deus (EMAD), que completa este mês (novembro) 20 anos de existência.
Na edição de novembro de 2009 (número 1.494), o jornal Mensageiro da Paz entrevistou o pastor Elizeu Garcia Martins, que está à frente da instituição há cinco anos como diretor executivo. Aos 55 anos, casado com a irmã Mara Sônia Nunes Martins, pai de quatro filhos e apaixonado por missões, pastor Elizeu falou sobre as conquistas da Emad nos últimos anos e os planos para o futuro.
MP Quais os locais onde o senhor trabalhou na obra missionária?
Trabalhel no sul da Espanha, no Estreito de Gibraltar, na cidade de San Roque, a 15km de Aljeciras, o porto mais importante da Europa. Esse local é considerado por causa de sua tonelagem de exportação e trânsito de navios. Ali existia um projeto conhecido como "Passo do Estreito" ou Operação Trânsito. Todos os norte-africanos que vivem na Europa, na época das férias, que ocorrem de julho a setembro, descem de carro até ali e passam esse período nesse local. Estou falando de 2 milhões de pessoas. Tínhamos, então, como evangelizar a todos eles com material apropriado, configurando uma experiência brilhante para mim e minha família.
MP Nestes 20 anos da Emad quais as principais conquistas?
Acredito que as maiores conquistas nesse período foram a maior abrangência da entidade por todo o Brasil e uma conscientização de missões no país. Nós ainda estamos muito aquém de nossos objetivos, mas a Emad avançou muito. Para se ter uma ideia de sua abrangência, estamos com quase 200 núcleos no território nacional e neles já contabilizamos um número superior a 5 mil alunos atuantes na instituição. Para mim, o que chama a atenção é a formação de uma consciência missionária na Igreja do Senhor Jesus.
MP Quais os cursos que a EMAD disponibiliza para as igrejas e os interessados em missões?
A Emad trabalha em duas frentes. Temos o CMC, que é o Curso de Missões por Correspondência, um curso de missões básico elaborado para atender às pessoas de todos os níveis, com uma linguagem bastante acessível para que qualquer pessoa consiga ter um bom desempenho; e o COM, o Curso de Preparação Missionária. Enquanto o CMC é aberto para todas as denominações, o COM está voltado para os membros da Assembleia de Deus, mas a Emad recebe somente alunos que a denominação enviar. Este curso é destinado aos vocacionados à chamada missionária que precisam ter um conhecimento e preparo transcultural. É um curso de internato, onde o aluno permanece 10 meses em nossas instalações. Mas, para isso acontecer, cabe à igreja interessada enviar candidatos maiores de idade, e a pessoa deve apresentar uma grau satisfatório de ensino, pois ele será preparado para o campo missionário. É preciso que tenha tambem pelo menos um curso básico de Teologia, porque o objetivo da Emad não é a formação acadêmica, mas o preparo para missões transculturais. Ali o aluno vai estudar antropologia, comportamento das pessoas em relação às culturas, a ética, princípios para que a pessoa consiga sobreviver sem levar resquícios de sua cultura para o outro povo, mas simplesmente levar a mensagem de Cristo.
MP O senhor acredita que o Brasil poderá ser o novo ''celeiro missionário" do mundo?
Fui missionário na Espanha e na Califórnia, e enquanto estive na Europa o Senhor me levou a conduzir um centro de treinamento missionário destinado aos latinos para o continente e o norte da África. Convivi nesse meio e sei que há um desejo de que o Brasil medite no que Deus está fazendo com o nosso país e veja mais adiante, levando a mensagem do Evangelho a outras nações. Há bilhões de pessoas que ainda não foram alcançadas e o Brasil é realmente um celeiro. Nosso povo desfruta de uma bênção incontestável, pois não há porta fechada para um brasileiro. Existem portas fechadas para a maioria das nações, que enfrentam restrições, mas um cidadão brasileiro tem portas abertas em qualquer lugar do mundo. Isso é uma bênção de Deus. Ele reservou isso para nós, e o Senhor preparou esta nação para se mobilizar e fazer algo para que os povos tenham a mesma oportunidade que nós tivemos um dia, de ouvir que Jesus Cristo é o Caminho e que sem Ele não há outra maneira de ser salvo. Os cristãos brasileiros devem entender que esta é nossa oportunidade, este é o nosso tempo, e o mundo clama.
MP Quais os projetos futuros da Emad?
O projeto que temos em nosso coração, e o Senhor está fazendo cumprir, é a multiplicação de nossos núcleos por todo o Brasil, considerando que nosso país é um verdadeiro continente. Meu desejo é que 20 mil alunos estejam inscritos inscritos por todo o Brasil, ou mesmo 30 mil alunos. Afinal, nós, assembleianos, somos uma comunidade de cerca de 20 milhões de pessoas. Procuramos contribuir para que esta visão seja ampliada. A direção da Emad deseja contribuir nesse sentido e este é um dos objetivos da instituição ao ser criada pela CGADB. Atualmente, estão inscritos mais de 5 mil alunos, mas já emitimos quase 25 mil certificados de pessoas que concluíram o curso na Emad. Nosso projeto é apresentar o Curso Elevado de Missões à Distância, norteado pela estrutura do ensino à distância, mas com toda a estrutura online através da internet com 20 pastores que estão escrevendo a grade do curso dentro de uma linha pentecostal da liderança das Assembleias de Deus, e a Casa Publicadora estará nos apoiando a fim de disponibilizá-lo aos interessados, e este curso será oferecido para a liderança missionária no Brasil. Queremos estimular uma conscientização em toda a igreja, no sentido de despertá-Ia para a necessidade de capacitar todos aqueles que estão de saída para o campo missionário e no sentido de preparar a liderança que trabalha com os vocacionados. Esse curso da Emad tem esse perfil para que tenhamos a mesma linguagem, postura e desempenho dentro das características das Assembleias de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário