22 de setembro de 2012

VISITA A UMA IGREJA DO PRIMEIRO SÉCULO

Seria cativante visitar uma igreja do primeiro século e notar o seu programa de evangelismo. Poderiam informar-nos sem perda de tempo sobre a maneira de fazer uma igreja tornar-se conquistadora de almas. Se hoje pudéssemos viajar até essas antigas igrejas, sem duvida ficaríamos maravilhados com nossas descobertas.

Chegando em Éfeso, nossa visita seria mais ou menos assim:

"Boa tarde, Áquila! Sabemos que você é membro desta igreja. Queremos entrar e conversar".

"Sejam bem vindos. Entrem".

"Se não for demais, queremos que nos conte como as igrejas da Ásia Menor efetuam seu programa de evangelização. Lemos que antes você era membro da igreja em Corinto, depois em Roma e, agora, aqui em Éfeso. Portanto, você deve saber informar-nos com exatidão e clareza acerca do evangelismo do Novo Testamento. Também desejamos ver a igreja antes de regressarmos".

"Sentem-se. Já estamos na igreja. Ela se reúne em nossa casa".

"Vocês não têm templo?"

"Quer quer dizer templo? Não, acho que não temos."

"Diga-nos, Áquila, o que a igreja está fazendo para atingir a cidade com o evangelho?"

"Ora, já evangelizamos a cidade de Éfeso. Todos os habitantes desta cidade compreendem bem o evangelho".

"Que?"

"É verdade... acha isso extraordinário?"

"E como é que a igreja  conseguiu fazer isso? Por certo vocês não têm rádio nem televisão. Realizaram, então, muitas cruzadas de evangelização?"

"Não. Como vocês provavelmente ouviram dizer, experimentamos evangelismo em massa nesta região, mas quase sempre terminávamos na cadeia!"

"E então, como fizeram tudo?"

"Oh, então não sabem? Somente visitamos todas as casas da cidade. Foi assim que a igreja evangelizou a princípio aquela cidade.* Os discípulos evangelizaram a cidade inteira de Jerusalém em muito pouco tempo. Todas as igrejas da Ásia Menor seguiram esse exemplo."

"E esse método tem dado bons resultados em todos os lugares?"

"Sim. Tem havido tantas conversões que os líderes das religiões pagãs temem que suas religiões sejam extintas. Quando o irmão Paulo saiu de Éfeso pela última vez, lembrou-nos que deveríamos continuar evangelizando com o mesmo método".**

"Áquila, isso é maravilhoso! Nesse passo, quantas pessoas ouvirão o evangelho e o aceitarão?"

"Não ouviram ainda dizer? Já levamos o evangelho a todas as pessoas da Ásia Menor — tanto a gregos como a judeus".***

"Ora, isso é impossível. Você não está realmente dizendo que cada pessoa já foi evangelizada, não é mesmo?"

"É verdade. Cada pessoa".

"Mas isso incluiria Damasco, Éfeso e dezenas de cidades grandes, aldeias e povoações - e também as tribos nômades do deserto. Quanto tempo foi necessário para as igrejas alcançarem todo esse povo?"

"Não muito tempo - exatamente 24 meses****. O mesmo está acontecendo na África do Norte e no sul da Europa. O evangelho também já chegou à Espanha. Ouvimos falar de um país que se chama Inglaterra, e muitos cristãos já chegaram lá. Esperamos completar a Grande Comissão de Jesus antes do fim deste século".

"Áquila, o que você nos está contando é incrível. Vocês têm feito mais, em uma geração, do que nós em mil anos".

"Não compreendo a razão disso. Para nós foi algo simples. Pode ser que vocês tenham usado métodos errados de evangelização".

JORNAL BATISTA
_____________
* Atos 5:42
** Atos 20:20
*** Atos 19:10
****Atos 19:10