28 de junho de 2012

QUERO ORAR POR MISSÕES

Esta é uma época ímpar em nossa história. Existem mais crentes hoje do que em qualquer outra ocasião. A Igreja de Cristo difundiu-se em mais regiões do mundo. Há mais obreiros, mais igrejas locais, mais instituições de ensino bíblico, mais organizações cristãs, e mais sociedades missionárias. Através do rádio, televisão e literatura temos as facilidades para acelerar a obra de Deus. Podemos alcançar as nações mais distantes com maior rapidez, podemos apresentar o evangelho em mais idiomas e temos os meios para recrutar e dirigir a oração no mundo inteiro mais eficazmente. Temos condições de alcançar o nosso mundo, se quisermos. A maior falta hoje não é de pessoas ou fundos. A maior necessidade é de oração. Sem aumentar o número de obreiros cristãos ou sua ajuda financeira, poderíamos ver a multiplicação dos resultados, se apenas multiplicássemos a oração.

A oração é o maior recurso da igreja. Ela é o meio mais eficaz de preparar o caminho do Senhor, disponível aos cristãos de hoje. Você mesmo pode influenciar mais pessoas para Deus e ter um desempenho maior no avanço da causa de Cristo através da oração, do que por qualquer outro meio. Essa não é a única coisa que você deve fazer, mas é a maior coisa que pode fazer.

"Lemos nas biografias de nossos antepassados que se mostraram mais bem sucedidos na conquista de almas, que oravam em secreto durante horas a fio. Nossos progenitores espirituais choraram, oraram e agonizaram diante do Senhor, em favor dos ímpios, visando a salvação deles, e não descansavam enquanto os pecadores não fossem feridos pela Espada da Palavra do Senhor. Esse é o segredo do êxito retumbante dos gigantes espirituais do passado; quando as coisas se paralisavam eles lutavam em oração até que Deus derramasse de seu Espírito sobre os homens, que assim se convertiam." (Samuel Stevenson).

Todos os homens de Deus eram poderosos homens de oração. Somos informados de que o sol nunca surgia no horizonte, na China, sem encontrar Hudson Taylor de joelhos.

Quão poucos encontram tempo pra a oração! Resta-lhes tempo para tudo o mais, como tempo pra dormir e tempo para comer, tempo para ler o jornal e assistir à novela, tempo para visitar os amigos, tempo para tudo o que acontece debaixo do sol; porém, não lhes resta tempo para a oração, a coisa mais importante de todas.

As palavras dos grandes homens de Deus revelam como o coração os abrasava com o desejo ardente de ganhar almas para Cristo. Vejamos algumas expressões:

- Knox, assim rogava a Deus: "Dá-me a Escócia ou eu morro!".

- Whitefield, implorava: "Se não queres dar-me almas, retira a minha!".

- John Bunyan, disse: "Na pregação não podia contentar-me sem ver o fruto do meu trabalho".

- Mateus Henry dizia: "Usa-me, então, meu salvador para qualquer alvo e em qualquer maneira que precisares. Aqui está meu pobre coração, uma vasilha vazia, enche-a com Tua graça".

- Henrique Martyn, ajoelhado na praia da Índia, onde fora como missionário, dizia: "Aqui quero ser inteiramente gasto por Deus".

- David Brainerd falava: "Eis-me aqui, Senhor. Envia-me a mim! Envia-me até aos confins da terra; envia-me até aos habitantes das selvas; envia-me para longe de tudo que tem o nome de conforto, na terra; envia-me mesmo para a morte, se for no Teu serviço e para o progresso do Teu reino".

- Carlos Inwood "O soluço de um bilhão de almas na terra me soa aos ouvidos e comove o coração; esforço-me, pelo auxílio de Deus, para avaliar, ao menos em parte, as densas trevas, extrema miséria e o indescritível desespero desses mil milhões de almas sem Cristo. Medita, irmão, sobre o amor do Mestre, amor profundo como o mar; contempla o horripilante espetáculo do desespero dos povos perdidos, até não poderes censurar, até não poderes descansar, até não poderes dormir."

Quando dependemos da organização, conseguimos o que ela pode fazer – e isso é alguma coisa.

Quando dependemos da educação, conseguimos o que a educação pode fazer – e isso é alguma coisa.

Quando dependemos do dinheiro, conseguimos o que o dinheiro pode fazer – e isso é alguma coisa.

Quando dependemos do que a música e a pregação podem fazer, conseguimos o que a música e a pregação podem fazer – e isso é alguma coisa.

Quando dependemos da oração, conseguimos o que Deus pode fazer – e isso é tudo. (James O. Davis, p. 83).

O diabo mão fica perturbado por hinos especiais, sermões dinâmicos e reuniões evangelísticas que não foram banhados em oração pela salvação dos perdidos. O diabo dá gargalhadas de muitos dos esforços de evangelismo da Igreja. A intercessão é mais do que mencionar meramente frases decoradas na oração. Os ministros têm de orar quando sentem vontade. Caso não a sintam, devem orar até senti-la.

Ninguém é maior do que sua vida de oração. O pastor que não está orando, está brincando;

O crente que não está orando, está se desviando. [...]

Temos muitos que organizam, mas poucos que agonizam;

Muitos que tocam, poucos que oram;

Muitos que cantam, poucos que se consagram;

Muitos pastores, poucos lutadores;

Muitos espantos, poucos prantos;

Muita ilusão, pouca paixão;

Muitos que interferem, poucos que intercedem;

Muitos escritores, mas poucos batalhadores;

Fracassar aqui, é fracassar em tudo. (James O. Davis, p.85).

A oração não é meramente uma questão de importância, mas de afinidade com Jesus Cristo.

Que esta mensagem sobre a oração faça com que você reflita e seja um intercessor constante da obra missionária.

www.semipa.org.br

16 de junho de 2012

O ESPÍRITO SANTO VISITOU MACAMBIRA



MACAMBIRA é uma comunidade rural que fica a 90 quilômetros da Cidade de Casa Nova, Bahia.

A prefeitura da Casa Nova não tem muitas informações sobre a absoluta miséria e pobreza das pessoas que vivem lá. Infelizmente, porém, sabe exatamente quantos votantes vivem na comunidade.

No mês de setembro de 2011, o Pr. Isaías da Igreja Cristã Evangélica de Casa Nova e sua filha Cristiane, diretora da Escola Evangélica Cordeiros do Senhor diretamente ligada à igreja, decidiram fazer uma pesquisa sobre o pequeno assentamento. Um grupo de irmãos da igreja fez um levantamento e descobriu que D. Maria é a presidente da associação dos Moradores. Muito atenciosamente, ela passou as informações que procuravam. Macambira tem 70 famílias ou 300 habitantes. O maior número de pessoas é de crianças e adolescentes. Uma menina de 16 anos deu à luz e quando lhe perguntaram o nome do pai, ela respondeu: "Meu pai!" Infelizmente, essa é uma situação muito comum em lugares assim. Não há água encanada, e energia só a solar. Fonte de renda? Plantações que dependem da chuva, e criação de bode e ovelhas.

Esse povoado estava precisando da visita do Espírito Santo.

Cristiane decidiu que sua escola faria uma gincana a fim de arrecadar roupas, comida e sapatos para as 70 famílias. Então, 120 adolescentes da escola conseguiram: 4.000 peças de roupa, 1.680 quilos de alimentos e 368 pares de sapatos. O Pr. Isaías foi avisado de que haveria um tumulto quando ele chegasse a Macambira a fim de distribuir as doações.  Cristiane, porém, cadastrou todas as famílias, dividiu os alimentos e as roupas em sacolas com o nome das famílias, e a entrega foi feita sem nenhum problema. Os sapatos foram distribuídos mais tarde. A distribuição ocorreu na frente da casa da D. Maria. Havia no ar um clima de gratidão. Obra de Deus.

No feriado de dia 2 de novembro, fui convidado para ir a Macambira e passar o filme Jesus para os moradores. Chegamos às 18:00h para montar o equipamento. O céu anunciava chuva. Na noite anterior, havia caído uma forte chuva na região e todo mundo estava alegre. Um senhor disse que o problema estava no sudeste, onde havia muitas nuvens. Disseram que só choveria depois da meia-noite.

Coloquei a tela na parede da escola e o gerador bem atrás da escola e esperamos as pessoas chegarem. Não queria orar para NÃO chover porque as pessoas estavam precisando. Os moradores começaram a chegar e parecia que tudo daria certo.

O Pr. Isaías iniciou com uma palavra de oração. Havia cerca de 70 pessoas (a maioria crianças e adolescentes). Passamos 15 minutos de filme e começou chover. Coloquei plástico sobre o equipamento, mas não adiantou. Foi necessário parar. Pensei: E agora; o que vou fazer? Então, ouvi um homem gritar: "Vamos continuar na escola". Apesar de achar uma boa ideia, havia um problema: como colocar 70 pessoas numa sala? Quando levei o equipamento para a sala, vi duas irmãs varrendo e passando panos nas carteiras. Tudo estava coberto de esterco de morcego, e o mau cheiro era terrível. Ainda bem que estava um pouco frio.

Depois de um atraso de 15 minutos, estávamos pronto para recomeçar. Ninguém saiu; pelo contrário, chegaram mais pessoas. Perguntei se eu poderia recomeçar o filme do início e todos disseram que sim. Setenta pessoas numa sala de aula pequena; a chuva mansa caindo lá fora. A maioria estava de pé; morcegos voavam, passando na frente do data show. Eu era,o único que estava preocupado com os morcegos. Apesar de tudo, o clima era agradável.

Depois do filme, o Pr. Isaías fez um apelo, perguntando se alguém queria entregar a vida a Jesus. 28 pessoas vieram à frente para aceitar Jesus como seu Salvador - 27 jovens e adolescentes e um adulto. O Pr. Isaías não sabia o que fazer com tantas pessoas. Perguntou-me se eu teria um seminarista pronto para trabalhar e pastorear uma nova igreja. Na volta para casa, ele repetia que tinha uma nova igreja com 28 pessoas, mas não havia um pastor.

Ao terminar a reunião, ele prometeu estar no mesmo local no domingo seguinte às 09:30h para realizar a escola dominical e pegar mais informações sobre todos os novos convertidos.

No domingo seguinte, na primeira escola dominical da história da comunidade Macambira, mais pessoas se converteram. Agora, final de janeiro de 2012, são mais de 70 pessoas frequentando os cultos nos domingos em Macambira. Não há pessoas que tocam instrumentos, por isso a equipe de música está usando CD-play e escutando músicas de louvor para que, nos cultos, dirijam o louvor à base de playback.

Como foi dito no início deste artigo: "Este povoado estava precisando da visita do Espírito Santo". O Espírito Santo desceu e visitou Macambira.

Com certeza, muitas pessoas têm sido tocadas pelo evangelho "vivido" através da vida do PI. Isaías, da Cristiane, dos irmãos da Igreja Cristã Evangélica e de todos que participaram da gincana e da distribuição dos alimentos levantados em Casa Nova. Tenho a convicção de que Deus quer fazer muitas coisas em Macambira, e já deu início à sua obra.

Vamos orar para que Deus levante uma pessoa dessa comunidade para pastorear e liderar o rebanho que o Espírito Santo começou.

Gary Hauter é diretor do SEB - Seminário Evangélico Betânia, na cidade de Petrolina, Pernambuco,
Site: www.sebpetrolina,org

Mensagem da Cruz, jan/mar 2012 – nº 156