16 de abril de 2011

UMA IGREJA COMPROMETIDA COM MISSÕES

Cristo morreu para comprar com seu sangue os que procedem de toda tribo, povo, língua e nação. Depois que ressuscitou dentre os mortos comissionou sua igreja a fazer discípulos de todas as nações. O campo é o mundo. A mensagem é o evangelho da graça. Os mensageiros são todos aqueles que foram lavados no sangue do Cordeiro. Os recursos para fazer esta obra são aqueles que estão em nossas mãos. Todos os recursos de Deus para o avanço de sua obra estão em nossas mãos. Somos seus mordomos! Destacamos algumas verdades importantes sobre o papel desta igreja como agência do Reino de Deus na proclamação do evangelho nesta cidade, neste país e até aos confins da terra.

1. Fazer missões é uma obra que exige urgência - O trabalho missionário não pode esperar. A seara é grande, os trabalhadores são poucos e o tempo urge. Não há esperança para os pecadores fora de Cristo. Não há salvação senão no evangelho da graça. Ninguém pode ser reconciliado com Deus por meio das obras, da religião ou dos sacrifícios. Somente Cristo é o caminho para Deus. Somente ele é a porta do céu. Só ele é o mediador entre Deus e os homens. Qualquer outra mensagem é inútil. Qualquer outro atalho somente conduzirá os homens à desilusão e à perdição eterna. A evangelização dos povos é uma tarefa impostergável. Deve ser a prioridade absoluta da nossa agenda. É tempo de sermos luz para as nações. É tempo de investirmos o melhor dos recursos que Deus nos tem dado na obra missionária.

2. Fazer missões é uma obra que exige envolvimento de todos - O privilégio de fazer missões não é apenas para aqueles que têm o chamado de sair de sua cultura e ir além fronteiras. Todos nós podemos orar por missões. Todos nós devemos contribuir com missões. Todos nós precisamos fazer missões. Toda a igreja deve estar engajada nesse projeto de conseqüências eternas. A obra missionária não deve ser apenas um apêndice na agenda da igreja, mas uma frente de ação em que todos os crentes estejam envolvidos. A evangelização não é um programa, mas um estilo de vida. Fazemos missões na dinâmica da vida, em nosso lar, em nossa escola, em nosso trabalho e até mesmo em nosso lazer. Fazemos missões quando oramos pelos missionários e quando contribuímos para a sua manutenção no campo. Tanto os que descem ao poço como os que seguram as cordas estão igualmente comprometidos com esta tarefa de conseqüências eternas.

3. Fazer missões é uma obra que exige os melhores investimentos - Não podemos cumprir a agenda estabelecida por Cristo de ir por todo o mundo e fazer discípulos de todas as nações sem fazer investimentos financeiros na obra. Somente uma igreja fiel na mordomia dos bens pode ser missionária. Somente uma igreja generosa no ofertar pode ser luz para as nações. O melhor e mais duradouro investimento que fazemos é na salvação de vidas. A Bíblia diz que quem ganha almas é sábio. O dinheiro que investimos em missões é uma semente que se multiplica e produz frutos para a vida eterna. Mas, não é suficiente apenas investimentos de recursos financeiros; precisamos também de investimento de vida. Deus chama uns para ir; outros para ficar. Uns devem estar numa ponta da corda, descendo aos lugares sombrios para resgatar as ovelhas errantes; outros devem estar na outra extremidade da corda para sustentar aqueles que descem com a provisão necessária. Missões não é trabalho de um missionário visionário e aventureiro que deixa sua terra, sua cultura e embrenha-se no meio de tribos e povos ignotos para levar-lhes a luz do evangelho. Missões é um trabalho planejado, onde a igreja toda se dispõe a fazer seus melhores investimentos para que mais pessoas sejam alcançadas e salvas pelo evangelho de Cristo. Esta igreja tem o privilégio de ser uma agência do Reino de Deus nesta cidade, neste Estado, neste País e, também, no mundo inteiro. Cumpramos nossa missão enquanto é tempo!

Rev. Hernandes Dias Lopes
Data: 27-04-2009

(Pintura: artista plástico Sandro José)

6 de abril de 2011

AS 10 PORTAS DE NEEMIAS E A OBRA MISSIONÁRIA

Dc. Márcio Ferreira

Ne 3.1,3,6,13,14,15,26,28; 8.16;12.39

Os livros de Esdras e Neemias falam de restauração e serviço na obra de Deus. Podemos aprender muito sobre a obra missionária nesses dois livros da Bíblia Sagrada, que para muitos não passam de dois Livros Históricos. Quero convidar a você, querido leitor a meditar no livro de Neemias e estudarmos as dez portas por ele mencionadas, extraindo assim, lições missionárias para a nossa edificação espiritual.

Vejamos quais são as dez portas:

1ª - PORTA DO GADO - 3.1

A porta do gado simboliza a união da Igreja. Assim como o gado passava junto e completo, por uma só porta, a verdadeira Igreja de Cristo deve estar unida. Um dos grandes milagres ocorridos em nossa época é a união das denominações para realizarem a obra missionária. Vale a pena ressaltar que "missões" une as igrejas.

Ref.: Sl 100. 1-4; Jo 17.21; Sl 133.

a) Unidade na Oração;

b) Unidade no Jejum;

c) Unidade na Palavra;

d) Unidade na Seleção;

e) Unidade na Evangelização;

f) Unidade no Sustento financeiro;

g) Unidade no Envio.

2ª - PORTA DO PEIXE - 3.3

A porta do peixe simboliza a evangelização mundial, a obra missionária Mt. 4.19.

Precisamos urgentemente alcançar os povos que ainda não conhecem o Evangelho de Cristo porque a noite vem! Qual é a noite que começa a cair sobre o mundo:

1. A noite das catástrofes naturais e ecológicas;

2. A noite das pestes, epidemias e males coletivos;

3. A noite da recessão a nível mundial;

4. A noite do desemprego que motiva êxodos em altíssima escala;

5. A noite do desequilíbrio alimentar e da fome, como mal mundial;

6. A noite da violência e do terrorismo;

7. A noite da desintegração da família;

8. A noite da corrupção incontrolável da sociedade;

9. A noite da criminalidade adolescente e infantil;

10. A noite da degradação dos costumes, destituídos de qualquer parâmetro;

11. A noite das leis injustas e opressoras;

12. A noite da perda da autoridade e do respeito às leis;

13. A noite da posição honrosa que será conferida à homossexualidade e práticas afins em grande escala;

14. A noite da aceitação mundial do infanticídio e da eutanásia;

15. A noite da oficialização cada vez mais crescente do jogo e ações afins;

16. A noite dos crimes passionais e dos suicídios em escala incontrolável;

17. A noite da subversão social, política e moral;

18. A noite da absorção total da juventude subjugada a satanás;

19. A noite do flagelo dos tóxicos;

20. A noite da mornidão de inúmeras igrejas;

21. A noite da Nova Era e ideologias afins;

22. A noite da hostilidade a missões;

23. A noite da proliferação das igrejas de Satanás.

3ª PORTA VELHA – 3.6

A porta velha simboliza a doutrina, que não deve ser alterada nem modernizada – At 2.42; Ef 2.20. A porta velha nos dá vitória por sobre as doutrinas falsas. Infelizmente muitas igrejas não estão conservando a doutrina bíblica do evangelismo e da obra missionária. Estão "modernizando" as mensagens, realizando shows, construindo templos arquitetônicos e esquecendo da obra primordial: missões!

Estas igrejas podem ser comparadas a uma tartaruga de papo para cima: estão fazendo muitos movimentos, mas não saem do lugar! Cuidado meu amigo e companheiro de ministério, não se esqueça que prestaremos contas ao Senhor da Seara!

Rm 16.17,18; Mt 5.19,20; Tt 3.10,11; Hb 13.9; I Co 11.18-19; I Tm 6.20,21; 4.7; Gl 1.6-8; II Jo 9.11.

4ª PORTA DO VALE – 3.13

A porta do vale simboliza a humildade – Mt 11.29. Nestes últimos dias temos visto em muitos lugares cantores e pregadores que estão "fazendo um nome para si!", para que se tornarem pessoas famosas e ricas. Estão semelhantes aos que construíam a torre de Babel! Dar-se uma oferta "gorda" para esses tais, e para a obra missionária uma oferta "magra!". Não me esqueço da palestra de uma missionária judia que disse: "O campo missionário está sendo saqueado". Há poucos dias atrás estive no gabinete de um determinado pastor que nos contava as suas "aventuras" missionárias. Ele nos falou que foi pregar numa Igreja na América, e deram uma oferta de mais de três mil dólares para um determinado cantor aqui do Brasil, e para o missionário, uma oferta de setenta e cinco dólares. Isto é o cúmulo do absurdo! (Mq 6.8; Mt 5.3; Sl 138.6; I Pe 5.5.).

5ª PORTA DO MONTURO – 3.14

A porta do monturo simboliza a disciplina! Várias pessoas têm se disponibilizado para ir ao campo, o mal é que muitas delas são indisciplinadas! Não respeitam liderança ou qualquer tipo de autoridades, são pessoas problemáticas que precisam ser discipuladas novamente. Não temos que enviar as pessoas problemáticas para o campo missionário, e sim o melhor, as primícias da igreja, os convocados pelo Espírito Santo. (Sl 62.7; 19.7; 23.3; 72.6).

6ª PORTA DA FONTE – 3.15

A porta da fonte simboliza a oração.

Como é maravilhoso estudar os detalhes relacionados com esta porta: ao pé do jardim do Rei, havia degraus que desciam da cidade de Davi, ficava defronte dos sepulcros para a casa das almas, com grande ardor e ia até a porta da casa do Sumo sacerdote.

A Bíblia fala em orar 350 vezes, em ambos os testamentos.

Pela oração os nossos passos são guardados e temos vitória – Sl 17.5. (livramentos durante a obra missionária)

Pela oração alcançamos sabedoria – Tg 1.5. (para ensinarmos aos pecadores o plano da salvação).

A oração significa esperar em Deus – Sl 62.5. (lançamos a semente e esperamos pelos frutos).

Orar significa combater – Cl 4.12; Ef 6.17,18; Rm 15.30; Mc 14.38. (o mundo é um campo de batalha).

Devemos orar de acordo com a vontade de Deus – I Jo 5.14,15; Mt 26.39,42. (a vontade de Deus é que todos os homens cheguem ao pleno conhecimento de Deus).

A oração é uma chave:

Abre a porta da evangelização mundial - Mt 9.37-38;

Abre as portas das prisões – At 16.25,26; 12.7-11.

Abre a porta da renovação da Igreja – At 4.31;

Abre a porta da conquista das nações – Sl 2.8.

Três regras poderosas da oração:

Orar com persistência;

Orar com insistência;

Orar com resistência.

7ª PORTA DAS ÁGUAS – 3.26

A porta das águas simboliza a operação do Espírito Santo e da Palavra de Deus na Igreja Jo 3.3; 7.37. Devemos levar a Água da Vida para os povos que estão morrendo de sede. Será que estamos dispostos como os três homens valentes de Davi, que arriscaram as suas vidas para satisfazerem a vontade do rei? Convido-lhe a atravessar o acampamento dos filisteus e tirar água da cisterna para o Rei Jesus. (leia 2 Sm 23.15.).

A Palavra vivifica – Sl 119.25; 50.154.

A Palavra revela – I Sm 9.27; 10.6.

A Palavra gera temor – Ed 9.4.

A Palavra sara – Sl 107.20.

A Palavra cria – Sl 33.6.

A Palavra vence – Sl 18.30.

O Espírito Santo ordena – At 16.6,7.

O Espírito Santo convence – Jo 16.8-11.

O Espírito Santo adota – Rm 8.15,16.

O Espírito Santo consola – Jo 14.16-18.

O Espírito Santo Santifica – Rm 8.1-16.

O Espírito Santo fortalece – Ef 3.16.

O Espírito Santo ilumina – I Co 2.12.

8ª PORTA DOS CAVALOS – 3.28

A porta dos cavalos simboliza a presença do poder na vida dos crentes – At 1.8; Jz 16.19; Mq 3.8; I Pe 4.11; Ef 3.7.

Poder para:

Evangelizar os perdidos;

Curar os enfermos;

Expulsar os demônios;

Derrotar o inimigo.

O Espírito Santo e a obra missionária:

Missionário gerado pelo Espírito – 1 Jo 3.5,6.

Missionário ungido pelo Espírito – 1 Jo 2.7; At 9.17,20.

Missionário dirigido pelo Espírito – Gl 5.18; At 2.37,38.

Missionário vivificado pelo Espírito – Rm 8.11; At 4.8; 8.39,40.

9ª PORTA DE EFRAIM – 8.16

A porta de Efraim simboliza a vida frutífera da Igreja – Sl 1.3; Mt 3.8; Jo 15. Ouvi uma frase aterrorizante a cerca da igreja: "a igreja está enferma!". Infelizmente isso vem se tornando uma realidade em muitos lugares. Faltam adubos, água, sombra, sol, etc. Mas se tem investido muito em produtos químicos dentro da igreja, por isso ela está enferma! Onde estão os trabalhadores da seara, para cultivarem a lavoura e colherem os frutos?

10ª PORTA DA PRISÃO – 12.39

A porta da prisão simboliza a vida de submissão total – Ef 3.1; II Tm 1.8. Se formos submissos, somos obedientes e se somos obedientes, estamos realizando a ordem do Mestre!