28 de maio de 2010

NILS TARANGER

Foi emocionante pesquisar e escrever a história desse servo de Deus. O missionário Nils Taranger passou a estar com o Senhor no dia 5 de janeiro de 2003, as 17 hs, aos 85 anos de idade. Foi presidente da Igreja de Porto Alegre por mais de 50 anos, sendo que nos últimos 4 anos esteve afastado dos trabalhos devido a uma isquemia cerebral.

Tivemos que recorrer a vários exemplares da revista Boas Novas, jornal Mensageiro da Paz e o livro História das Assembléias de Deus no Brasil, editado pela CPAD, para escrever a sua história.

Nils Taranger, filho de um dos pioneiros das Assembléias de Deus na Suécia, nasceu em 17 de abril de 1916 na cidade de Drammen, Noruega. Aos quatro meses de idade seus pais fixaram residência na Suécia, país vizinho. Quando ainda bem pequeno foi consagrado a Deus pelo seu pai, que tomando-o em seus braços orou assim: “Este menino eu coloco sobre o altar de missões para trabalhar na América do Sul”. Seu pai escrevera diversos artigos sobre o tema, e enviou os primeiros missionários para a Argentina e a Bolívia.

Aos 14 anos de idade Nils Taranger aceitou a Jesus como seu Salvador pessoal e aos 15 foi batizado com o Espírito Santo. Em 1932, com 16 anos, foi chamado ao Ministério. Estava então empregado na Companhia de Seguros de Navios. O Espírito Santo falou que deveria pedir sua demissão do trabalho e dedicar-se à Obra do Senhor, passando a lecionar na Escola Bíblica para Obreiros que a igreja oferecia, cujos estudos eram ministrados por cinco semanas. Após a Escola, foi convidado para trabalhar como auxiliar de pastor, iniciando assim o ministério de Evangelista. O Senhor o chamou e ele simplesmente obedeceu, vindo a atender outras seis igrejas. Em 1941 casou-se com Mary Chrisitiason, natural da Suécia.

Atendendo o forte chamado, Nils Taranger, sua esposa Mary, seus filhos Gunilla e Pedro, após terem servido ao Senhor na Suécia por 14 anos, viajaram para o Brasil, chegando ao Rio de Janeiro em 8 de novembro de 1946. Logo em seguida vieram a Porto Alegre onde começou a estudar as primeiras lições da língua portuguesa e realizando campanhas e estudos bíblicos na capital e interior do Estado.

Sempre procurando entender a vontade de Deus, em agosto de 1948 Nils Taranger e família dirigiram-se a Bagé. A irmã Mary, na chegada àquela cidade, sentada na mala, tendo uma criança no colo, foi abordada por uma mulher que perguntou para onde eles estavam se dirigindo, no que a irmã Mary respondeu: “Nós viemos para Bagé trazer a mensagem de Jesus Cristo para salvação”. A mulher disse: “A senhora não vai dizer que são evangelistas!, então é melhor que voltem já, porque aqui não arranjam nada”. Instalados na cidade, fundaram a igreja e lá ficaram até o ano de 1955. O primeiro bageense que assistiu a um dos primeiros cultos chegou vestido de pala e botas, ele estava de chapéu de aba larga, lenço vermelho no pescoço, cheirando a cachaça. Convertido, vinte anos depois ele permanecia fiel ao Senhor. Assim a igreja foi fundada em Bagé. O Evangelho se espalhou por Dom Pedrito, São Sebastião, Lavras do Sul e Pinheiro Machado. Nils Taranger construiu confortáveis templos nessas cidades. Em Pinheiro Machado Nils distribuía folhetos em seu trabalho de evangelização, e numa noite teve um sonho. Ele viu o Senhor lhe dizer que faria uma obra muito grande na cidade; muitas almas seriam salvas e haveria grandes milagres; Ele levantaria um povo ali. Essas profecias vieram a ser confirmadas depois milagrosamente.

Devido a um movimento de divisão que ocorreu na igreja em Porto Alegre, Nils Taranger e família foram chamados pelo missionário Gustavo Nordlund para assumirem a presidência da igreja. Era o mês de março de 1955. A igreja contava com 3.500 membros. Deus abençoou o ministério pastoral de seu servo na capital e houve um grande crescimento em número de membros como em trabalhos sociais. No sentido de organização todas as igrejas do interior do Estado ainda eram congregações da sede na capital.

Em 1956 deu-se a fundação do programa Boas Novas que foi levado ao ar em 6 de janeiro as 18 horas e 15 minutos, pela Rádio Farroupilha. Em junho do mesmo ano, por ocasião do Congresso da Igreja em Santa Maria, foi fundado o jornal Boas Novas, órgão oficial da Convenção dos Pastores da Assembléias de Deus no Rio Grande do Sul. O Boas Novas foi criado com dois propósitos: dar ao leitor a mensagem do Evangelho e dar informações dos Departamentos da Igreja em Porto Alegre e igrejas juridicionadas e informar sobre missões para onde os missionários eram enviados.

Dentro das obras sociais da igreja, em 6 de abril de 1958, foi lançada a pedra fundamental do Orfanato Lar Esperança. O Lar Esperança foi criado a partir de um incidente ocorrido com a família Taranger, em 1955. Ao regressarem de um culto, certa noite, constataram que a casa havia sido arrombada. Descobertos os autores do assalto, verificou-se tratar-se de menores delinqüentes. Comovido, diante do delegado, surgiu no coração do Pr. Nils e sua esposa o desejo de construir uma casa para abrigar menores abandonados, sendo então inaugurada em 7 de novembro de 1960, e no ano de 1962 foi adquirida uma casa em Gravataí onde instalou-se o primeiro Lar de meninas. A primeira casa abrigava dez meninos de rua. Com o passar dos anos o conjunto todo possuía quatro casas para meninos e uma para meninas, uma creche, o lar dos idosos (anteriormente fundado por Gustavo Nordlund), uma escola profissionalizante e uma clínica de assistência às crianças com HIV. Em 4 de abril de 1992, foram inauguradas novas instalações de uma escola de artes gráficas, denominada Gráfica Esperança, figurando entre as maiores gráficas da região. No Morro Santana, em março de 1964, foi inaugurado um complexo do Lar Esperança, parecendo uma pequena cidade com avenidas arborizadas, parques, jardins, escolas profissionalizantes, área rural de hortigrangeiros, aves e gado. O Lar Esperança inspirou outros lares que foram construídos em Ijuí, Passo Fundo, São Jerônimo, Rio Grande, Santa Maria, Encruzilhada do Sul, Rio Pardo, Santa Rosa, Tramandaí e Cachoeirinha.

A Sociedade Beneficente Esperança (mantenedora do Lar Esperança) e a Igreja Assembléia de Deus de Porto Alegre, desenvolvem as seguintes afinidades:

- Internato com capacidade para 100 crianças (o Lar Esperança);- Creche para 100 crianças carentes em idade escolar;

- Asilo Gustavo Nordlund;

- Cursos de corte e costura, panificação, tecelagem, marcenaria, etc;
- Curso de artes gráficas;

- Programa de alimentação para cerca de cinco mil crianças, em 40 postos distribuídos nas vilas de Porto Alegre;

- Primeiro Albergue para meninos de rua;

- Projeto cultural Barco Élida operando no delta do rio Jacuí, com atendimento assistencial;

- Clínica Esperança;- Projeto Mutirão, organizado em conjunto com as autoridades locais com vistas a criar núcleos habitacionais para acolher famílias que não têm onde morar;

- Projetos diversos, como distribuição de roupas e calçados;

- Instituto Bíblico Esperança.

O Instituto Bíblico Esperança, fundado em 1966, funcionou inicialmente com cursos intensivos de férias. Hoje atua em regime de internato de dois anos. O IBE tem hoje a grata satisfação de ter muitos de seus alunos trabalhando na obra do Senhor dentro e fora do Brasil, sendo que a Igreja possui missionários na América do Sul e África.

Nils Taranger foi uma pessoa de grande bondade. Deixava-se amar por todos, desde crianças aos mais velhos. Certa ocasião (11 de outubro de 1970) quando retornava de uma viagem da Suécia, lá estavam no aeroporto da capital a Banda Mirim para recepcionar o seu “pai” com alegres músicas e um pelotão de escoteiros sob o comando do irmão José D. Kaiser, o qual era sargento do Exército e vice-diretor do Lar Esperança. O movimento no aeroporto era incomum. As pessoas queriam saber o que estava acontecendo. Alguém chegou a indagar se o Sr. Governador ou o Presidente da República estava por chegar. Alguém do povo ousou perguntar ao maestro da banda: “Por favor, senhor, quem está para chegar?” “Chegarão daqui a pouco”, disse o irmão Hilário, “dois servos de Deus; um é o nosso pastor, que estava na Suécia e o outro é também pastor que nos visitará pela primeira vez”.

A Banda Mirim também teve os seus momentos exuberantes. Fez apresentações através do Brasil, tendo participado da 8a Conferência Mundial Pentecostal realizada na antiga Guanabara em 1967, executando louvores para uma assistência de 150 mil pessoas. A banda chegou a fazer também 60 apresentações em 45 cidades da Suécia, recebendo os aplausos das igrejas e das autoridades por onde passava.

Em 20 de fevereiro de 1981, Nils Taranger foi condecorado pela Brigada Militar com a medalha de Serviços Distintos e Cruz de Ferro, para expressar o reconhecimento que a Brigada teve pelos serviços distintos prestados à corporação e que representa a sua condecoração mais alta. Em 20 de outubro de 1990 a Câmara de Vereadores de Porto Alegre confere a Nils Taranger o título de Cidadão Porto-alegrense. Em 1º de maio de 1997 inaugura a Clínica Esperança para atendimentos e cuidados de crianças portadores do vírus HIV. Sua esposa, Mary Taranger, aos 81 anos de idade, recebe da Câmara de Vereadores título de Cidadã Porto-alegrense pelos trabalhos sociais de alta relevância prestados à comunidade.

Nils Taranger, o servo de Deus trazido ao Brasil para aqui realizar a Sua vontade, em outubro de 1998, quase completando 66 anos de ministério pastoral (02/12), passa a presidência da igreja de Porto Alegre ao seu substituto Pr. João Ferreira Filho. (IR)

21 de maio de 2010

CRUZADA MUNDIAL DE LITERATURA

Por muito tempo esperei o reingresso do site da Cruzada Mundial de Literatura, agora acessível e cheio de informações. A CML é uma preciosa obra de Deus na área de missões e evangelização com folhetos no mundo. Tenho acompanhado esse trabalho missionário desde a minha infância, quando meu avô recebia o tão esperado Jornal de Oração noticiando os eventos da Cruzada.

A Cruzada Mundial de Literatura começou a operar no Brasil no dia 4 de novembro de 1963. O primeiro diretor foi o Pr. Artur Gonçalves, que a dirigiu até o ano de 1967. O Pr. Josias Soares Ribeiro então o substituiu, e dirigiu a CML até maio de 1971. Em agosto de 1972, o Diretor Internacional Dr. Johnny Lee voltou ao Brasil e reativou o ministério da CML, pela direção do Pr. Alberto Blanco que permaneceu na direção até dezembro de 1990. No dia 3 de dezembro de
1990, nosso diretor atual, Pr. José Messias de Melo assumiu o ministério da CML. O Pr. José de de Messias o Melo, que já trabalhava na Cruzada há mais de 2 anos, assumiu a responsabilidade de completar a 1ª Cobertura Nacional e promover o ministério da CML por todo o Brasil. Louvamos ao Senhor pelas inúmeras vitórias concedidas por Deus diante das vitórias frente aos novos desafios na evangelização do povo brasileiro.

site www.cruzadamundial.org.br

14 de maio de 2010

MISSÃO SGM - Lifewords

O conhecimento da SGM que tenho vem desde minha infância. Quero registrar aqui um pouco da história dessa missão maravilhosa de distribuição de literatura por todo o mundo.

A Missão SGM (Scripture Gift Mission, "Missão de Doação das Escrituras") é uma organização evangélica interdenominacional, sem fins lucrativos, fundada em Londres, Inglaterra, em 1888, com o objetivo de traduzir, imprimir e distribuir porções bíblicas nos mais diversos idiomas e para os mais diferentes povos.

Desde sua fundação, a Missão SGM já traduziu literatura bíblica para evangelização em 1020 línguas e superou a marca de 1 bilhão de impressos! Atualmente, distribui por ano cerca de 20 milhões de porções, em mais de 400 idiomas, para 190 países dos cinco continentes.
No Brasil desde 1997, sediada em São José dos Campos, SP, a Missão SGM já distribuiu mais de 8.200.000 de porções bíblicas, atendendo quase 21.000 pedidos de cristãos dos mais diversos segmentos evangélicos brasileiros e de todas as regiões do país.

8 de maio de 2010

UM PREGO NA LATA DE FEIJÃO

"Lembro-me de uma história antiga, que ouvi quando criança, de um missionário na África. Ele tentava explicar a uma tribo a morte de Jesus na cruz. O povo não encontrou nenhum problema para entender uma cruz feita de madeira. Mas o conceito de cravos de aço que causassem sofrimento terrível lhe era totalmente estranho, pois aquelas pessoas nunca tinham visto nada assim. Desesperado, o missionário pediu a Deus que resolvesse o impasse, dando um jeito de lhe fornecer um cravo. Não demorou muito e chegou um pacote, enviado alguns meses antes pela igreja dele no exterior. Dentro do embrulho, entre os demais itens, havia uma lata de feijão doce. Para o espanto dele, quando abriu a lata para utilizar o alimento, encontrou no meio do feijão um prego, posto ali, ninguém sabe como. Agradeceu a Deus a resposta da sua oração, pegou o prego e deixou cada um deles experimentar a dor que sentiriam ao tentar furar a mão. Depois, era só imaginar um cravo dez vezes maior. O Pai Celeste, vendo a necessidade de seu filho para comunicar o evangelho a um povo primitivo, proveu uma resposta antes mesmo de receber o pedido".
(Mensagem da Cruz)